O uso de Internet no aprendizado de História: possibilidades e dificuldades

Autores

  • Bruno Stelmach Pessi EMEF José Carlos Ferreira - Guaíba/RS

Resumo

Há três anos lecionando História percebi diversas possibilidades e dificuldades, como a utilização dos recursos digitais. Neste artigo abordo a relação dos alunos com a Internet para as aulas de História. Apesar do amplo acesso à Internet no Brasil, destacando a ampliação dos espaços digitais nas escolas, ainda há muita dificuldade de utilizar esses recursos. Nesse ambiente é de se esperar que exista uma integração dos recursos digitais com as práticas pedagógicas. Porém, observa-se diversos problemas: sucateamento, falta de capacitação técnica de professores e, o principal, a dificuldade entre os alunos de utilizar essas tecnologias como ferramentas de aprendizado. O artigo parte da percepção prática de que o acesso à Internet não está necessariamente relacionado com um processo de autonomia na educação. Pelo contrário, observa-se nos alunos uma falsa percepção de que a disseminação da informação através da Internet significa que o conhecimento já está pronto. Em geral não há, por parte dos alunos, uma imersão no conhecimento, apenas a transferência da informação da Internet para outro suporte. O trabalho apresentado utiliza uma experiência das aulas de História do sétimo ano na EMEF José Carlos Ferreira em Guaíba para questionar a utilização da Internet como uma ferramenta pedagógica de forma não-tradicional, que desenvolva a autonomia entre os estudantes, encarando as dificuldades encontradas em sala de aula e as possibilidades de aprendizado observadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Stelmach Pessi, EMEF José Carlos Ferreira - Guaíba/RS

Licenciado (2007), bacharel (2007) e mestre (2010) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS. Atualmente, cursa doutorado em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-03-29