O uso de Internet no aprendizado de História: possibilidades e dificuldades

Bruno Stelmach Pessi

Resumo


Há três anos lecionando História percebi diversas possibilidades e dificuldades, como a utilização dos recursos digitais. Neste artigo abordo a relação dos alunos com a Internet para as aulas de História. Apesar do amplo acesso à Internet no Brasil, destacando a ampliação dos espaços digitais nas escolas, ainda há muita dificuldade de utilizar esses recursos. Nesse ambiente é de se esperar que exista uma integração dos recursos digitais com as práticas pedagógicas. Porém, observa-se diversos problemas: sucateamento, falta de capacitação técnica de professores e, o principal, a dificuldade entre os alunos de utilizar essas tecnologias como ferramentas de aprendizado. O artigo parte da percepção prática de que o acesso à Internet não está necessariamente relacionado com um processo de autonomia na educação. Pelo contrário, observa-se nos alunos uma falsa percepção de que a disseminação da informação através da Internet significa que o conhecimento já está pronto. Em geral não há, por parte dos alunos, uma imersão no conhecimento, apenas a transferência da informação da Internet para outro suporte. O trabalho apresentado utiliza uma experiência das aulas de História do sétimo ano na EMEF José Carlos Ferreira em Guaíba para questionar a utilização da Internet como uma ferramenta pedagógica de forma não-tradicional, que desenvolva a autonomia entre os estudantes, encarando as dificuldades encontradas em sala de aula e as possibilidades de aprendizado observadas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973