O uso historiográfico no ensino de história moderna: saberes e percepções em sala de aula

Leticia Chilanti

Resumo


Na presente pesquisa faremos um levantamento sobre como educadores se apropriam dos saberes e conceitos relacionados a Idade Moderna, e relacionam estes temas com questões do presente utilizando o livro didático, seus conceitos, e outras fontes como base para os questionamentos e ensino de temas do período. Tendo isso em vista, utilizaremos, práticas descritas por professores da rede ensino estadual e municipal das cidades de Pelotas e Rio Grande, relacionadas ao ensino de História Moderna. Para isso, foram analisados questionários realizados com professores que atuam na rede de ensino nos níveis fundamental e médio, que retornaram ao ambiente acadêmico após determinado período de atuação na sala de aula.

Palavras-chave


Ensino de História. Historiografia. Saberes Escolares.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973