O OLHAR DO ALUNO: EM BUSCA DE NOVAS METODOLOGIAS E ABORDAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Joci Scherer

Resumo


Diante da nova realidade escolar, a seguinte abordagem propõe a reflexão das reivindicações de mudanças no ambiente escolar, decorrentes da complexidade em que se dá a educação escolar, nos dias atuais, com o objetivo de refletir os caminhos da atuação e formação do docente. Com intuito de tornar o estudo de educação patrimonial instigante e proporcionar o ato de pertencimento, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), do Colégio Estadual Manoel Ribas, em Santa Maria (RS), propuseram uma atividade aos educandos estimulando a consciência sobre os bens públicos e sua respectiva conservação. A partir da proposta de ensino, de fotografar a sua realidade escolar, percebe-se um novo olhar de ensinar e aprender, o aluno passa a ser sujeito ativo da história. Logo, se torna essencial a busca por novas abordagens, pois facilitam ao professor a busca de novas metodologias de integrar a diversidade ao ensino.

 


Palavras-chave


História; Metodologias; Olhar; Patrimônio.

Texto completo:

PDF

Referências


BESSEGATTO, Mauri Luiz; coordenador Saul Eduardo Seiguer Milder; Por aí e aqui: o patrimônio no cenário educativo. Santa Maria: UFSM/LEPA, 2005.

CAVALCANTE, Márcia. O desafio de ser professor (a) do jovem de hoje. Porto Alegre: Edipucrs,2010.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________________ Ensino Médio mudanças e perspectivas. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

COELHO, Olinio Gomes P. Do patrimônio cultural. Rio de Janeiro, RJ: [s. n.], 1992.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora: Novas exigências educativas e profissão docente. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LOPES, A. E. Ato fotográfico e processos de inclusão: análise dos resultados de uma pesquisa-intervenção. 28ª Reunião anual da ANPED, Caxambu/MG, 2005. Trabalhos e pôsteres. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt15/gt151254int.pdf. Acesso em 22 out.2015.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

NASCIMENTO, Evandro Cardoso do. História, patrimônio e educação escolar: diálogos e perspectivas. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/historia_artigos/1nasci Acesso em 10 out. 2015.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

SOARES, A. L. R.; KLAMT, S. C. Breve Manual de Patrimônio Cultural: subsídios para uma Educação Patrimonial. Revista do CEPA, Santa Cruz do Sul, v. 28, p.45- 65, edição especial de 30 anos, 2004.

TEDESCO, Juan Carlos. Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento e da informação. Brasília: Ministério da Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/JuanCarlosT.pdf Acesso em: 20.10.15

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 6. ed. São Paulo, SP: Libertad, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973