A LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA AULA DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES

Deise de Siqueira Potter, Andressa de Rodrigues Flores

Resumo


O propósito desta comunicação é apresentar atividades lúdicas desenvolvidas por meio de intervenções em aulas do ensino fundamental, pelos bolsistas do programa institucional de iniciação à docência (PIBID) do subprojeto história, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) em parceria com a Escola Estadual de Ed. Básica Augusto Ruschi. Destaca-se que as intervenções foram realizadas por meio de monitoria, com a colaboração dos bolsistas e orientação da professora regente. Esta comunicação também visa refletir acerca do ensino de história e dos meios de aprendizado e fixação do conteúdo para com os educandos. A atividade de monitoria desenvolvida pelo PIBID visa auxiliar a professora regente no planejamento e execução das atividades em aula, bem como aproximar os bolsistas PIBID a realidade escolar, referente à prática docente. Para um entendimento correto acerca da disciplina, o educando deve primeiramente entender os conceitos básicos do conteúdo e, sua fixação pode ser feita através de atividades descontraídas.Diferentemente da velha metodologia de estudo que engloba ler e reler várias vezes determinado conteúdo, a fim de decora-lo torna o aprendizado um tanto monótono, como se o aluno tivesse obrigação de saber apenas por saber. O ensino de forma lúdica torna o aprendizado do aluno mais instigante, deixando para trás a decoreba e dando lugar ao pensamento crítico e consciente.

 


Palavras-chave


Educação, jogos didáticos, ludicidade, PIBID.

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Referências


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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973