A LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA AULA DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES

Autores

  • Deise de Siqueira Potter Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Andressa de Rodrigues Flores Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Palavras-chave:

Educação, jogos didáticos, ludicidade, PIBID.

Resumo

O propósito desta comunicação é apresentar atividades lúdicas desenvolvidas por meio de intervenções em aulas do ensino fundamental, pelos bolsistas do programa institucional de iniciação à docência (PIBID) do subprojeto história, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) em parceria com a Escola Estadual de Ed. Básica Augusto Ruschi. Destaca-se que as intervenções foram realizadas por meio de monitoria, com a colaboração dos bolsistas e orientação da professora regente. Esta comunicação também visa refletir acerca do ensino de história e dos meios de aprendizado e fixação do conteúdo para com os educandos. A atividade de monitoria desenvolvida pelo PIBID visa auxiliar a professora regente no planejamento e execução das atividades em aula, bem como aproximar os bolsistas PIBID a realidade escolar, referente à prática docente. Para um entendimento correto acerca da disciplina, o educando deve primeiramente entender os conceitos básicos do conteúdo e, sua fixação pode ser feita através de atividades descontraídas.Diferentemente da velha metodologia de estudo que engloba ler e reler várias vezes determinado conteúdo, a fim de decora-lo torna o aprendizado um tanto monótono, como se o aluno tivesse obrigação de saber apenas por saber. O ensino de forma lúdica torna o aprendizado do aluno mais instigante, deixando para trás a decoreba e dando lugar ao pensamento crítico e consciente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação de inteligências. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas diversas. Petrópolis: Vozes, 2008.

DICIONÁRIO INFORMAL (SP) em 02-09-2012, acessado no site: http://www.dicionarioinformal.com.br/ludicidade/,no dia 30/12/2014 as 13:39.

LISBOA, Monalisa. A importância do lúdico na aprendizagem, com auxílio dos jogos. Disponível no site: http://brinquedoteca.net.br/?p=1818, acessado no dia 29/12/2014 as 15:36min.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia – Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.

PINSKY, Jaime. (Org). O Ensino de história e a criação do fato. Contexto: São Paulo, 2012.

________PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-36

Downloads

Publicado

2016-03-21