ROMPENDO VELHOS PRECONCEITOS PARA CONSTRUIR NOVOS CONCEITOS: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS DO CONTEÚDO DA HISTÓRIA DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Adriana Picheco Rolim E.E.E.Básico Neusa Mari Pacheco

Palavras-chave:

Palavras-chave, história, conteúdo, aprendizado, mudanças, permanências.

Resumo

O presente trabalho aborda a questão das rupturas e permanências do conteúdo pertinente à disciplina de História no âmbito escolar, a partir da conjuntura no final da década de 1960 aos dias atuais. Durante a vigência da ditadura civil-militar, a partir de 1969, foram instituídas as disciplinas de Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Moral e Cívica no currículo escolar, como consequências, suprimiram-se algumas disciplinas, entre elas a História. Passados os anos, o conteúdo desenvolvido nas salas de aula convive, na prática, com alguns vícios do passado, além dos grandes desafios enfrentados hoje pela educação no Brasil, o aprendizado e a construção deste, encontra o desafio de desmistificar a ordem cronológica dos acontecimentos da historiografia e de destituir os mitos heroicos das guerras e revoluções. A visão positivista e geral da História evidencia uma "macro" exposição do conteúdo, tangido em vocábulos de exaltação de nomes importantes, datas a se comemorar e acontecimentos tão distantes, que vislumbram roteiros de filmes de uma Hollywood clássica. Com o valoramento do social e dos sujeitos inclusivos, no contexto de redemocratização, onde o aluno contempla a construção do seu saber, o educador deu lugar ao mediador e, encontra o grande desafio, antes mesmo da proposição de novas teorias, de romper velhos padrões enrijecidos, por novos conceitos propostos, relacionando a consciência de uma realidade escolar, com os desafios da historiografia moderna.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Picheco Rolim, E.E.E.Básico Neusa Mari Pacheco

Servidor Público.Professora de História e Geografia; séries finais do ensino Fundamental e ensino Médio. Licenciada em História, Universidade Norte do Paraná; pós-graduanda em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos, pela Universidade Norte do Paraná.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado.12° reimpressão. São Paulo: Editora Graal, 2012.

ALVES, Márcio Moreira. Beabá dos MEC-USAID. Rio de Janeiro: Edições Gernasa, 1968.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 12° edição. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996.Seção I, p. 27834-27841.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de Agosto de 1971.Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/8/1971, Página 6377. Coleção de Leis do Brasil - 1971, Página 59 Vol. 5. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 13 set. 2015.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 3° edição. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2013.

Decreto-Lei nº 869, de 12 de Setembro de 1969. Diário Oficial da União - Seção 1 - 15/9/1969, Página 7769. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869-12-setembro-1969-375468-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em 12 set 20

FERREIRA, Nelson. A importância da Educação Moral e Cívica e OSPB no currículo escolar. Rede Tocantins de Notícia. Araguaína, 16 de jun. 2015. Disponível em: http://www.redeto.com.br/noticia-7649.html#.Vip33rerTIU : acesso em o2 set 2015.

FILA, Adriane. Didática Geral e Didática da História: a relação conteúdo e forma em materiais didáticos destinados a professores. Curitiba: UFP, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba,2012.

FILHO, Luciano Mendes de Faria; CHAMON, Carla Simone; INÁCIO, Marciliane Soares. Instruir sem incluir. Revista da História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, ano 10, n° 120, p.20-23, set 2015.

HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2011.

_______. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.

LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. A Legislação de Educação no Brasil durante a Ditadura Militar (1964-1985): um espaço de disputas. UFF, Niterói, 2010. 367 p. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Departamento de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

MELO, Francisco Egberto de. O ensino de Estudos Sociais, EMC e OSPB e a resignificação da cultura cívica nacional nas práticas escolares em escolas de Fortaleza durante o regime militar. Trabalho apresentado no XXIII Encontro Nacional de História. 2005, Londrina.

REIS, José Carlos. História e Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. 3° Edição. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. Hoje revolução, amanhã golpe. Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, ano 10, n° 120, p.26-31, set 2015.

SCHIMDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; GARCIA, Tânia Maria F. Braga. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de História. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 67, p. 297-308, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br , acesso em 10/08/2015.

_______. O desafio de ensinar História quando a História foi extinta. Gazeta do Povo, Paraná, 13 dez. 2014. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-desafio-de-ensinar-historia-quando-a-historia-foi-extinta-nas-escolas-ehc3qh8l0viwed9l42wawrz9q : acesso em 18/08/2015.

SILVA, Francisco das Chagas. Formação do professor de Geografia no Brasil: configurações político-institucionais e repercussões no ensino. Trabalho apresentado no VIII Seminário Internacional RED- UCH-CLACSO. Lima, 2010.

WAGNER, Roberta Afonso Vinhal; VLACH, Vânia Rúbia. Geografia Histórica: algumas considerações metodológicas do estudo das elites uberabenses no período de 1910 a 1960. Trabalho apresentado no XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.

Downloads

Publicado

2016-03-21