O QUE PODE O PROFESSOR DE HISTÓRIA?” OFICINAS DE ENSINO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA VOLTADAS PARA AS CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – UMA EXPERIÊNCIA NO IF FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE

Autores

  • Mário Augusto Correia San Segundo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha

Palavras-chave:

Ensino de História – Cultura Afro-brasileira – Cultura indígena – Diversidade – Lei 11.645/08.

Resumo

O artigo apresenta a experiência de um projeto de ensino, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete, em que professores de história, auxiliaram estudantes de licenciatura em Matemática, Química e Ciências Biológicas a formular e aplicar planos de aula que contemplassem as orientações contidas na Lei 11.645/08, incluindo nos seus componentes curriculares noções de história e cultura afro-brasileira e indígena. É conhecida a dificuldade das chamadas “ciências exatas” e da natureza, em trabalhar com estes temas, propiciando uma oportunidade impar ao trabalho do historiador em auxiliar estes profissionais. O objetivo geral foi oferecer aos estudantes dos cursos de licenciatura subsídios teóricos e metodológicos para o trabalho com a história e cultura afro-brasileira e indígena em sala de aula, de forma articulada com o ensino dos conteúdos das ciências naturais e exatas.

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Referências

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Publicado

2016-03-21