RODAS DE CONVERSA NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANCESTRALIDADE AFRICANA NAS REGIÕES DE COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Juliano de Leon Viero Marques

Resumo

Este artigo trata do desenvolvimento de rodas nas aulas de história, nas regiões de colonização alemã no RS, a respeito da ancestralidade africana. Os colonos alemães primaram por construir uma identidade entre eles no RS que possibilitou que na historiografia e na própria realidade dessas regiões colonos sofressem grande valorização em detrimento a outros grupos étnicos. A invisibilidade do africano e do afrodescendente é visível e será abordada aqui. As rodas de conversa podem ser enquadradas em eixos temáticos de acordo com os relatos orais obtidos. No estudo feito em Sapiranga-RS, houve os seguintes eixos: Espaços da Africanidade, Protagonistas Afrodescendentes, Preconceito Racial e Religiosidade. Por fim, a valorização da história e da cultura africana e afro-brasileira está calcada, principalmente, na lei 10.639 de 2003.

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Publicado

2016-03-21