REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL

Autores

  • Kathleen Kate Dominguez Aguirre Universidade Federal do Rio Grande
  • Cassiane de Freitas Paixão Universidade Federal do Rio Grande
  • ERON DA SILVA RODRIGUES Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

história, representações sociais, educação etnicorracial, pobreza, raça.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as representações e discursos discriminatórios e excludentes reproduzidos nos espaços escolares, a partir das categorias de pobreza e raça. Para tanto, partimos da perspectiva do historiador Marc Ferro (1990) de que, durante a infância, os sujeitos produzem sentidos e constroem narrativas sobre sua identidade e sobre “outros”, ou seja, outros grupos sociais, outras sociedades, outros lugares, a partir das histórias que são reproduzidas e legitimadas nas/pelas instituições sociais (família, escola etc.). A partir desta perspectiva nos apropriamos de uma análise teórica sobre exclusão, processos de representação social e educação afro-brasileira, para então analisar a possibilidade de desconstrução de saberes excludentes reproduzidos nas narrativas de crianças pobres e negras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathleen Kate Dominguez Aguirre, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em História (FURG). Mestranda do PPGH/FURG. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-FURG).

Cassiane de Freitas Paixão, Universidade Federal do Rio Grande

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.Atuou como Representante discente da área de sociologia junto ao conselho do Instituto de Ciências Humanas e da Informação e representante no Conselho Universitário em 2015. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas educacionais, universidades, sociologia da educação. Desenvolve pesquisas sobre a expansão da educação superior no Brasil e questões etnicorraciais no sul do Rio Grande do Sul.Possui graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Pós Graduação em Sociologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (2010).

ERON DA SILVA RODRIGUES, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em História. Mestrando do PPGEA-FURG. Integrante do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil - FURG.

Referências

ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história. 2009. Disponível em <http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html>. Acesso em agosto/2014.

ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecilia Campelo do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos para a Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

BÔAS, Lúcia Pintor Santiso Villas. Uma abordagem da historicidade das representações sociais. In.: Cadernos de Pesquisa. Vol. 40. N 40. São Paulo. May/Aug 2010.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. As contradições da herança. BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. BOURDIEU, P. Ah! Os belos dias. BROCCOLICHI, Sylvain; OEUVRARD, Françoise. A engrenagem. In.: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In.: CASTEL, Robert. (Org). Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUCA, 2011.

CAVALHEIRO, Rosa Maria; SILVA, Jefferson Olivatto. As representações do negro na educação infantil. Disponível em < http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/402.pdf>. Acessado em agosto de 2015.

FERRO, Marc. Cómo se cuenta la historia a los niños en el mundo entero. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50º Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GALEANO, Eduardo. Os demônios do Demônio. 2005. Disponível em <http://www.geledes.org.br/os-demonios-do-demonio-por-eduardo-galeano/#gs.6f41b6e1e0ff46e39d6b39f0f49cb72>. Acessado em julho de 2015.

GOMES, Gustavo Manoel da Silva. Narrativas escolares da história e da cultura afrobrasileira: os professores de história entre discursos e práticas de representação. Disponível em < http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300734874_ARQUIVO_artigoANPUH_GUSTAVOGOMES.pdf>. Acessado em agosto de 2015.

ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. São Paulo, Cortez, 2012.

PEREIRA, João Baptista Borges. Diversidade e Pluralidade: o negro na sociedade brasileira. In.: Revista USP, São Paulo, n.89, p.278-284, mar/maio 2011.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais. In.: Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n.3 (63), P.489-506, Set./Dez. 2007

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; ZUBARAN, Maria Angélica. Interlocuções sobre estudos afro-brasileiros: Pertencimento étnico-racial, memórias negras e patrimônio cultural brasileiro. In.: Currículo sem fronteiras, v.12, n.1, pp.130-140, Jan/Abr 2012.

ZIVIANI, Denise. A cor das palavras: a alfabetização de crianças negras entre os estigmas e a transformação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. 256 p.

Downloads

Publicado

2016-03-21