REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL
Palavras-chave:
história, representações sociais, educação etnicorracial, pobreza, raça.Resumo
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as representações e discursos discriminatórios e excludentes reproduzidos nos espaços escolares, a partir das categorias de pobreza e raça. Para tanto, partimos da perspectiva do historiador Marc Ferro (1990) de que, durante a infância, os sujeitos produzem sentidos e constroem narrativas sobre sua identidade e sobre “outros”, ou seja, outros grupos sociais, outras sociedades, outros lugares, a partir das histórias que são reproduzidas e legitimadas nas/pelas instituições sociais (família, escola etc.). A partir desta perspectiva nos apropriamos de uma análise teórica sobre exclusão, processos de representação social e educação afro-brasileira, para então analisar a possibilidade de desconstrução de saberes excludentes reproduzidos nas narrativas de crianças pobres e negras.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo de uma única história. 2009. Disponível em <http://www.ted.com/talks/lang/por_br/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story.html>. Acesso em agosto/2014.
ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecilia Campelo do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação anti-racista: caminhos abertos para a Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BÔAS, Lúcia Pintor Santiso Villas. Uma abordagem da historicidade das representações sociais. In.: Cadernos de Pesquisa. Vol. 40. N 40. São Paulo. May/Aug 2010.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre. As contradições da herança. BOURDIEU, P. CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. BOURDIEU, P. Ah! Os belos dias. BROCCOLICHI, Sylvain; OEUVRARD, Françoise. A engrenagem. In.: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CASTEL, Robert. As armadilhas da exclusão. In.: CASTEL, Robert. (Org). Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUCA, 2011.
CAVALHEIRO, Rosa Maria; SILVA, Jefferson Olivatto. As representações do negro na educação infantil. Disponível em < http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/402.pdf>. Acessado em agosto de 2015.
FERRO, Marc. Cómo se cuenta la historia a los niños en el mundo entero. México: Fondo de Cultura Económica, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50º Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GALEANO, Eduardo. Os demônios do Demônio. 2005. Disponível em <http://www.geledes.org.br/os-demonios-do-demonio-por-eduardo-galeano/#gs.6f41b6e1e0ff46e39d6b39f0f49cb72>. Acessado em julho de 2015.
GOMES, Gustavo Manoel da Silva. Narrativas escolares da história e da cultura afrobrasileira: os professores de história entre discursos e práticas de representação. Disponível em < http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300734874_ARQUIVO_artigoANPUH_GUSTAVOGOMES.pdf>. Acessado em agosto de 2015.
ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. São Paulo, Cortez, 2012.
PEREIRA, João Baptista Borges. Diversidade e Pluralidade: o negro na sociedade brasileira. In.: Revista USP, São Paulo, n.89, p.278-284, mar/maio 2011.
SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais. In.: Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n.3 (63), P.489-506, Set./Dez. 2007
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; ZUBARAN, Maria Angélica. Interlocuções sobre estudos afro-brasileiros: Pertencimento étnico-racial, memórias negras e patrimônio cultural brasileiro. In.: Currículo sem fronteiras, v.12, n.1, pp.130-140, Jan/Abr 2012.
ZIVIANI, Denise. A cor das palavras: a alfabetização de crianças negras entre os estigmas e a transformação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. 256 p.