PROCESSOS EDUCACIONAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NAS SOCIEDADES ESCOLARES POLONO-BRASILEIRAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: INTERCULTURALIDADE E IDENTIDADE ÉTNICO-CULTURAL

Autores

  • Fabiana Regina da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Escolas étnicas, Polono-Brasileiros, Ensino de História, Identidade, Cultura.

Resumo

O presente trabalho visa tecer reflexões sobre o ensino de história nos processos educacionais escolares étnicos entre polono-brasileiros e a identidade étnico-cultural. Trata de escolas situadas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, durante os séculos XIX e XX, definidas a partir de 1896 como Sociedades Escolares, nas quais, as orientações para o ensino eram veiculadas por organizações situadas tanto no Brasil, quanto, na Polônia. Tornam-se comuns as práticas de civismo, culto à bandeira e nominar escolas e sociedades se reportando a heróis poloneses - atividades que fortalecem definições culturais significadas a partir de uma representação do passado como história, a construção de uma memória histórica – constituída nas relações de comunicação interculturais dadas nos espaços sociais, e, na luta por poder (JORN RUSEN, 2008, 2014). A temática do artigo é relevante, quando trata de dimensões como empoderamento, cultura, identidade étnica e diferença, articuladas ao ensino de história.

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Biografia do Autor

Fabiana Regina da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em História

Mestrado em Educação

Doutoranda em História

Jorge Luiz da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em História

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Publicado

2016-03-21