O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA E O COTIDIANO ESCOLAR: TECENDO CAMINHOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003

Lueci da Silva Silveira

Resumo


Reflete sobre conteúdos abordados na disciplina História, Ensino e Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. Aborda como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 influenciam no Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Destaca a importância do livro didático e de literatura na implementação das Leis. Coloca em discussão os conteúdos abordados, a descolonização do currículo, as visões estereotipadas e negativas que se tem dos povos africanos, de seus descendentes e dos povos indígenas nos currículos escolares e materiais didáticos. Concluiu-se que as Leis vieram como uma ação afirmativa para que a versão real das histórias destes grupos étnicos fossem contadas, exaltadas e valorizadas socioculturalmente, fazendo do espaço escolar um ambiente plural e de respeito à diversidade.

Palavras-chave


Educação das relações étnico-raciais; Leis 10.639/2003 e 11.645/2008; Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973