A Fotografia como uma Nova Estratégia para o Ensino de História

Autores

  • Jaqueline Benvenuti Universidade de Caxias do Sul
  • Tatiane Gasperin de Chaves Guerra Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Fotografia, Linguagens, Estratégia de Ensino, História, Articulação do saberFotografia, Articulação do saber

Resumo

O presente artigo é fruto da experiência de estágio com alunas de magistério, onde várias temáticas foram utilizadas, ressaltando a diversidade e as possibilidades no ensino; neste texto daremos destaque a fotografia. Percebemos a necessidade de salientar a importância das imagens como leitura de elementos que compreendem a cultura, a sociedade e a imersão de uma história, de modo a formar fontes que expressam estes valores sociais que venham a agregar conhecimento por meio da análise crítica e de reflexões onde não sejam expostas como “verdades absolutas”, mas sim como leituras que nos aproximam de um contexto, problematizando por meio de sua representatividade o seu papel. Tomamos como aporte os trabalhos de Kossoy, Kubrusly e Mauad, conseguimos então ver a fotografia como estratégia para reconstrução da História, abrindo diferentes vertentes para o ensino e a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-21