A Fotografia como uma Nova Estratégia para o Ensino de História

Jaqueline Benvenuti, Tatiane Gasperin de Chaves Guerra

Resumo


O presente artigo é fruto da experiência de estágio com alunas de magistério, onde várias temáticas foram utilizadas, ressaltando a diversidade e as possibilidades no ensino; neste texto daremos destaque a fotografia. Percebemos a necessidade de salientar a importância das imagens como leitura de elementos que compreendem a cultura, a sociedade e a imersão de uma história, de modo a formar fontes que expressam estes valores sociais que venham a agregar conhecimento por meio da análise crítica e de reflexões onde não sejam expostas como “verdades absolutas”, mas sim como leituras que nos aproximam de um contexto, problematizando por meio de sua representatividade o seu papel. Tomamos como aporte os trabalhos de Kossoy, Kubrusly e Mauad, conseguimos então ver a fotografia como estratégia para reconstrução da História, abrindo diferentes vertentes para o ensino e a aprendizagem.


Palavras-chave


Fotografia, Linguagens, Estratégia de Ensino, História, Articulação do saberFotografia, Linguagens, Estratégia de Ensino, História, Articulação do saber

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973