EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ensino de História. Educação Patrimonial. Cidade.Resumo
As discussões atuais sobre o ensino de História são permeadas por dúvidas referentes às escolhas dos “conteúdos” e metodologias de ensino a serem utilizadas. Sabe-se que a realidade enfrentada por boa parte das escolas brasileiras da Rede Básica de Ensino ainda está fundamentada na visão de “história pronta”, isto é, aquela memorizada e desconexa da vivência cotidiana dos alunos. Dessa forma, constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de se buscar um novo direcionamento para o ensino de História na atualidade. Sendo assim, desenvolveu-se uma prática de Educação Patrimonial com alunos da Rede Básica de Pedro Osório (RS), cuja finalidade consistiu em ampliar as possibilidades de aprendizado, construção e reflexão do conhecimento histórico. Nessa perspectiva, adotou-se a própria cidade como recurso didático a ser (re) conhecido por meio de percursos patrimoniais previamente organizados em conjunto com os alunos.Downloads
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