EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Carmem Burgert Schiavon, Tatiana Carrilho Pastorini Torres

Resumo


As discussões atuais sobre o ensino de História são permeadas por dúvidas referentes às escolhas dos “conteúdos” e metodologias de ensino a serem utilizadas. Sabe-se que a realidade enfrentada por boa parte das escolas brasileiras da Rede Básica de Ensino ainda está fundamentada na visão de “história pronta”, isto é, aquela memorizada e desconexa da vivência cotidiana dos alunos. Dessa forma, constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de se buscar um novo direcionamento para o ensino de História na atualidade. Sendo assim, desenvolveu-se uma prática de Educação Patrimonial com alunos da Rede Básica de Pedro Osório (RS), cuja finalidade consistiu em ampliar as possibilidades de aprendizado, construção e reflexão do conhecimento histórico. Nessa perspectiva, adotou-se a própria cidade como recurso didático a ser (re) conhecido por meio de percursos patrimoniais previamente organizados em conjunto com os alunos.

Palavras-chave


Ensino de História. Educação Patrimonial. Cidade.

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973