EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: A CIDADE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Carmem Burgert Schiavon Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
  • Tatiana Carrilho Pastorini Torres FURG

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Patrimonial. Cidade.

Resumo

As discussões atuais sobre o ensino de História são permeadas por dúvidas referentes às escolhas dos “conteúdos” e metodologias de ensino a serem utilizadas. Sabe-se que a realidade enfrentada por boa parte das escolas brasileiras da Rede Básica de Ensino ainda está fundamentada na visão de “história pronta”, isto é, aquela memorizada e desconexa da vivência cotidiana dos alunos. Dessa forma, constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de se buscar um novo direcionamento para o ensino de História na atualidade. Sendo assim, desenvolveu-se uma prática de Educação Patrimonial com alunos da Rede Básica de Pedro Osório (RS), cuja finalidade consistiu em ampliar as possibilidades de aprendizado, construção e reflexão do conhecimento histórico. Nessa perspectiva, adotou-se a própria cidade como recurso didático a ser (re) conhecido por meio de percursos patrimoniais previamente organizados em conjunto com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Burgert Schiavon, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG).

Tatiana Carrilho Pastorini Torres, FURG

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande e Professora da Rede Pública de Ensino do Município de Pedro Osório (RS).

Referências

BITTENCOURT, Circe M. Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CALDAS, Pedro. Pedro Osório, sim senhor!: retrato de um município gaúcho. Pelotas: Satya, 1990.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.

FIGUEIREDO, Lauro César. Memória, cidade e documentação: transformação da paisagem cultural da cidade de Santa Maria a partir da fotografia. In: Lugares: patrimônio, memória e paisagens. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

FRAGA, Hilda Jaqueline. A cidade como documento no ensino de história. In: POSSAMAI, Zita Rosane (Org.). Leituras da cidade. Porto Alegre: Evangraf, 2010.

GRUNBERG, Evelina. Educação patrimonial: utilização dos bens como recursos educacionais. Cadernos do CEOM, Chapecó, SC, Argos, nº 12, 2000, pp. 159-180.

__________. Manual de atividades práticas de educação patrimonial. Brasília, DF: IPHAN, 2007.

LUPORINI, Teresa Jussara. Educação patrimonial: projetos para a educação básica. In: Ciências & Letras, Porto Alegre: FAPA, nº 31, jan/jun. 2002, pp. 325-338.

MEDEIROS, Ricardo. Um olhar sobre o patrimônio histórico-arquitetônico de Assú/RN: análise com base na percepção dos usuários e no ponto de vista técnico. Natal, 2006. 164p. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Natal: UFRN, 2006.

NAPOLITANO, M. Cultura. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.) Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla. Bassanezi. O que e como ensinar? Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leonardo (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 17-36.

PONTES, Ana Maria de Lira. A vivência do morto: a preservação de monumentos histórico – culturais em ruína. In: Domínios da Imagem (LEDI), Londrina, Ano IV, N. 7, novembro 2010, p. 46-51.

POSSAMAI, Zita Rosane. Cidade: escritas da memória, leituras da história. In: POSSAMAI, Zita Rosane (Org.). Leituras da cidade. Porto Alegre: Evangraf, 2010.

PRATS, Llorenç. Concepto y gestión Del patrimônio local. In: Cuadernos de Antropología Social, Nº 21, pp. 17-35, FFyL- UBA, Buenos Aires, 2005.

SCHIAVON, Carmem G. Burgert. Patrimônio e desenvolvimento em debate: as atividades do programa de educação patrimonial da FURG. In: MAGALHÃES, Leandro Henrique; MORAES, Vanda de. (Org.) A construção de políticas patrimoniais em cidades novas. Londrina: Ed. da UNIFIL, 2011.

SCHIAVON, Carmem G. Burgert; SANTOS, Tiago Fonseca dos. Patrimônio, ambiente e ensino em Rio Grande: elementos para interpretação e valorização de bens culturais. v. 2. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.

SOUSA, Rafael Oliveira de; OLIVEIRA, Carlos Edinei. A praça como lugar da diversidade cultural. In: IV Fórum de Educação e Diversidade. UNEMAT, Tangará da Serra, Mato Grosso, 2010. Disponível em: http://need.unemat.br/4_forum/artigos/rafael.pdf Acesso em 31/10/2015.

TORRES, Tatiana Carrilho Pastorini. Educação Patrimonial na Escola: uma experiência entre o ensino de História e o Patrimônio Cultural em Pedro Osório (RS). Rio Grande, 2014. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Rio Grande, 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-21