O JORNAL CHICO REI DE POÇOS DE CALDAS (1987-1989) COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03

Autores

  • Daniel Porciuncula Prado Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG).
  • Gabriela Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Palavras-chave:

Jornal Chico Rei, Ensino, História, Lei 10.639/03.

Resumo

O presente trabalho propõe analisar o jornal Chico Rei, que teve circulação entre os anos de 1987 a 1989 na cidade de Poços de Caldas/MG. Visamos diagnosticar algumas possibilidades de uso do referido periódico como um recurso ao ensino de História em vistas à implementação da Lei 10.639/03.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Porciuncula Prado, Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI-FURG).

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI-FURG).

Gabriela Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Gabriela Costa da Silva – Acadêmica do Curso de História Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Estagiária do Centro de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande (CDH-FURG).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1977.

COLARES, Anselmo Alencar. NETO, Luiz Bezzera. Contribuição ao debate acerca da utilização do materialismo histórico dialético como referencial teórico na pesquisa histórico-educacional. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/revis/revis06/artigo4_6.html. Acessado em 31/10/2015.

DOMINGOS, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. ARTIGOS. Tempo vol.12 no. 23 Niterói 2007.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.) Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991. (p. 69-90).

MOURÃO, Mário. Poços de Caldas: Síntese Histórico-social. Poços de Caldas, 1952.

MUNANGA, K. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Editora Ática, 1986.

PACCOLA, Carina. Jornalistas e opinião no surgimento da imprensa no Brasil e durante a ditadura militar. II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, Florianópolis, 2004. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/2o-encontro-2004-1.

PIRES, Marília Freitas de Campos. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Texto apresentado na mesa-redonda Paradigmas de Interpretação da Realidade e Projetos Pedagógicos organizada pelas disciplinas de Pedagogia Médica e Didática Especial dos Cursos de Pós-graduação da Faculdade de Medicina da UNESP, campus de Botucatu, em agosto de 1996.

RESENDE, Fernanda Mendes; SCASSIOTTI, G. C. Chico Rei Clube: contribuições para a história da educação dos negros em Poços de Caldas, MG. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória, ES. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

ROCHA, Luiz Carlos Paixão da. Políticas Afirmativas e Educação: a Lei 10.639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Dissertação (mestrado em Educação e Trabalho). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

SANTOS, José Antônio dos. Prisioneiros da História: trajetórias intelectuais na imprensa negra meridional. Tese (Doutorado em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2016-03-21