O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROEJA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS TRABALHADORES

Paula Rochele Silveira Becher, Denise Verbes Schmitt, Roselene Moreira Gomes Pommer

Resumo


As disciplinas de prática de ensino para os cursos de formação pedagógica buscam inserir os acadêmicos em sala de aula para que, de forma supervisionada, possam praticar e refletir sobre o aprendizado teórico construído durante a graduação e também para que vivenciem o ambiente escolar enquanto professores. O presente texto abordará algumas reflexões sobre a prática docente a partir das experiências vividas durante a realização de estágio supervisionado em História, em duas turmas do Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA, integrante do PROEJA, ofertado no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à UFSM. Desta forma, serão abordadas questões que envolvem a formação de professores de História na perspectiva da educação profissional e tecnológica integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA.

Palavras-chave


Ensino de História; formação docente; PROEJA; ensino integrado; educação profissional e tecnológica

Texto completo:

PDF

Referências


BECHER, P. R. S. Ensino de História no PROEJA: desafios para o ensino integrado pelo viés da politecnia. No prelo.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Disponível em:

=article&id=12288:programa-nacional-de-integracao-da-educacao-profissional-com-a-educacao-basica-na-modalidade-de-educacao-de-jovens-e-adultosproeja&catid=259: proeja&Itemid=562>, acesso em 26 mai. 2015.

___. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA): educação profissional técnica de nível médio / ensino médio. Texto Base. Disponível em:

sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fsetec%2Farquivos%2Fpdf2%2Fproeja_medio.pdf&ei=sCNoVZvoAoaRsAWakIDYDQ&usg=AFQjCNFP3G6Q0MSCis1AiKwHzQY_nY1Ag&bvm=bv.93990622,d.b2w >, acesso em 26 mai. 2015.

CARNEIRO, Henrique. A comida como lugar de história: As dimensões do gosto. História: Questões & Debates. Curitiba, n.54, p.103 -124: Editora UFPR, jan/jun 2011.

COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA. Projeto Político Pedagógico. UFSM: Santa Maria, 2007. Disponível em: http://www.ctism.ufsm.br/index.php/projeto-polco-pedago-topmenu-122, acesso em 24 jun. 2014.

DUTRA, A. S. Histórias Vividas dos Alunos da EJA em Mesquita: um reconhecimento na prática educativa. In: SOUZA, José dos Santos. Reflexões da prática docente na EJA. Seropédica: EDUR, 2010. p. 67-78.

MOREIRA, M.; MORAES, R. Uma idéia de metodologia de Ensino de História Cultural. Revista Didática Sistêmica. Vol. 2. Trimestre: Janeiro-março de 2006. Disponível em < http://www.seer.furg.br/redsis/article/view/1200/491> acesso em 23 jun. 2014.

NEVES, E. O. Educação e Trabalho: uma reflexão sobre a educação profissional de jovens e adultos no Brasil. In: Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA), v. I, p. 11-29, 2010.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:___ (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

RAMOS, L. M. P. de C. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: reflexões acerca do passado, presente e futuro. In: SOUZA, José dos Santos. Reflexões da prática docente na EJA. Seropédica: EDUR, 2010. p. 15-34.

RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline et al. (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-57.

RÜSEN, J. História Viva: Formas e funções do conhecimento histórico. (Trad. Estevão de Rezende Martins). Brasília: Ed. UNB. 2007


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973