PIBID DE HISTÓRIA/UFSM: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Roselene Moreira Gomes Pommer Universidade Federal de Santa Maria
  • Julio Ricardo Quevedo dos Santos UFSM
  • André Luis Ramos Soares UFSM

Palavras-chave:

Ensino de História, Interdisciplinaridade, Realidade Escolar, Formação Docente.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto História, na Universidade Federal de Santa Maria foi instituído em 2009, ampliado em 2011 e reorganizado em 2014. Objetivando o estímulo e a promoção da formação de professores em História para a Educação Básica e tendo como aporte metodológico a Interdisciplinaridade, esse subprojeto já ofereceu oportunidades de vivências e experiências no ensino da História há mais de setenta acadêmicos. Esse trabalho pretende relatar a importância assumida pelo PIBID na valorização da docência entre os acadêmicos do Curso de História – Licenciatura e Bacharelado da UFSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselene Moreira Gomes Pommer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de História CTISM/UFSM

Julio Ricardo Quevedo dos Santos, UFSM

Professor do Departamento de História da UFSM

André Luis Ramos Soares, UFSM

Professor do Departamento de História da UFSM

Referências

CAVALHEIRO, Neda Maria. PEREIRA, Isa Cristina. “Movimentos” na Escola: algumas reflexões sobre o real e o possível nas oficinas e as práticas da escola. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 01. São Leopoldo: Oikos, 2013.

FAJARDO, Ricardo. LOPES, Anemari Vieira. PIBID/UFSM: construindo caminhos para a formação de professores. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 02. São Leopoldo: Oikos, 2013.

FARIA, Ana Lúcia. Ideologia no Livro Didático. São Paulo: Cortez, 1984.

FONSECA, Selva Guimarães. SILVA, Marcos. Como ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007.

NICOLAZZI, Fernando. MOLLO, Helena. Araújo, Valdei Lopes de. Aprender Com a História? O Passado e o Futuro de uma questão. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

OLIVEIRA, Luana Ferreira de. Diversidade Cultural na Escola: construindo novos olhares, repensando relações sociais. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 01. São Leopoldo: Oikos, 2013.

OLIVEIRA, Priscila Roatt de. PALOMA, Rebeca Ramos. Experiências Únicas, Diálogos Abertos: Práticas do Subprojeto “História e Educação: meandros do ensino formal”. São Leopoldo: Oikos, 2013.

RAMOS, Nara Vieira. SARTURI, Rosane Carneiro. A Relação Teoria e Prática na Formação de Formadores: a experiência do Programa de Iniciação à Docência. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 02. São Leopoldo: Oikos, 2013.

SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-21