PIBID DE HISTÓRIA/UFSM: ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
Ensino de História, Interdisciplinaridade, Realidade Escolar, Formação Docente.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto História, na Universidade Federal de Santa Maria foi instituído em 2009, ampliado em 2011 e reorganizado em 2014. Objetivando o estímulo e a promoção da formação de professores em História para a Educação Básica e tendo como aporte metodológico a Interdisciplinaridade, esse subprojeto já ofereceu oportunidades de vivências e experiências no ensino da História há mais de setenta acadêmicos. Esse trabalho pretende relatar a importância assumida pelo PIBID na valorização da docência entre os acadêmicos do Curso de História – Licenciatura e Bacharelado da UFSM.
Downloads
Referências
CAVALHEIRO, Neda Maria. PEREIRA, Isa Cristina. “Movimentos” na Escola: algumas reflexões sobre o real e o possível nas oficinas e as práticas da escola. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 01. São Leopoldo: Oikos, 2013.
FAJARDO, Ricardo. LOPES, Anemari Vieira. PIBID/UFSM: construindo caminhos para a formação de professores. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 02. São Leopoldo: Oikos, 2013.
FARIA, Ana Lúcia. Ideologia no Livro Didático. São Paulo: Cortez, 1984.
FONSECA, Selva Guimarães. SILVA, Marcos. Como ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007.
NICOLAZZI, Fernando. MOLLO, Helena. Araújo, Valdei Lopes de. Aprender Com a História? O Passado e o Futuro de uma questão. Rio de Janeiro: FGV, 2012.
OLIVEIRA, Luana Ferreira de. Diversidade Cultural na Escola: construindo novos olhares, repensando relações sociais. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 01. São Leopoldo: Oikos, 2013.
OLIVEIRA, Priscila Roatt de. PALOMA, Rebeca Ramos. Experiências Únicas, Diálogos Abertos: Práticas do Subprojeto “História e Educação: meandros do ensino formal”. São Leopoldo: Oikos, 2013.
RAMOS, Nara Vieira. SARTURI, Rosane Carneiro. A Relação Teoria e Prática na Formação de Formadores: a experiência do Programa de Iniciação à Docência. In: TOMAZETTI, Elisete. LOPES, Anemari. (Orgs) PIBID UFSM: Experiências e Aprendizagens. Vol. 02. São Leopoldo: Oikos, 2013.
SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.