MATERIAIS DIDÁTICOS INTERATIVOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: IDENTIFICAÇÃO, LIMITES E POTENCIALIDADES
Palavras-chave:
ensino de história, tecnologias, materiais didáticos.Resumo
A elaboração e disponibilização na Internet de materiais didáticos interativos vem sendo uma das possibilidades de inovar em sala de aula. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivo principal identificar e analisar os materiais didáticos interativos disponíveis na Internet que podem ser utilizados no ensino de história. Além disso, almejou-se compreender como estes materiais podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da história no ambiente escolar. A presente investigação consistiu em uma revisão bibliográfica sobre a temática, além de um levantamento e análise de materiais, aqui concebidos como fontes, disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais. Dos materiais encontrados, realizou-se uma seleção para interação, análise e reflexão sobre a potencialidade pedagógica para o ensino de história.
Downloads
Referências
BEHAR, Patrícia Alejandra et al. Objetos de aprendizagem para a educação a distância. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 66-92.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2001.
COOL, César; ILLERA, José Luis Rodríguez. Alfabetização, novas alfabetizações e alfabetização digital. In: COOL, César; MONEREO, Carles (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Tradução: Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.289 – 310.
DUARTE, Ana Sofia de Carvalho. A utilização das TIC no ensino e aprendizagem da História. 2013, 88 fl. Dissertação(Mestrado em Educação) – Instituto de Educação – Universidade de Lisboa. Lisboa/Portugal, 2013.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3.ed. São Paulo: Papirus, 2007.