ENSINO DE HISTÓRIA: JUVENTUDE E CONTRACULTURA NORTE AMERICANA DA DÉCADA DE 60 UTILIZANDO O MUSICAL ACROSS THE UNIVERSE

Autores

  • Julio Cezar Pires Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS
  • Nathalia Oliveira Ferreira Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS
  • Juliana Fick Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS

Palavras-chave:

Ensino de História, Cinema, Guerra Fria, Didática,

Resumo

Este trabalho discute a utilização de Across the Universe, um musical lançado no ano de 2007 e dirigido por Julie Taymor, como recurso didático para a compreensão da juventude e da contracultura norte americana da década de 60, onde é ambientado, analisando seus aspectos sociais, políticos e culturais. Para isso, o grupo PIBID do subprojeto História, apresentou o filme ao terceiro ano da educação básica regular. O musical serviu, portanto, para que os educandos pudessem visualizar os acontecimentos da década e perceber a maneira com que os jovens se sentiam e pensavam com relação a estes fatos de maneira didática. Posteriormente foi promovido um debate a respeito da temática abordada e uma expressão artística da compreensão pessoal de cada educando, tornando possível uma ligação com sua realidade. O filme em questão foi, desta forma, um meio facilitador do processo de ensino aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cezar Pires, Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS

Acadêmico de Licenciatura em História no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA/CAPES no Colégio Estadual Manoel Ribas, Santa Maria/RS.

Nathalia Oliveira Ferreira, Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS

Acadêmica de Licenciatura em História no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA/CAPES no Colégio Estadual Manoel Ribas, Santa Maria/RS.

Juliana Fick, Centro Universitário Franciscano - Santa Maria/RS

Acadêmica de Licenciatura em História no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFRA/CAPES no Colégio Estadual Manoel Ribas, Santa Maria/RS.

Referências

BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CIPOLINI, A. Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto – Um estudo sobre a utilização do cinema na educação. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-144359/pt-br.php. Acesso em: 14/10/2015

DUARTE, R. Cinema & Educação. – Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000200014&script=sci_arttext. Acesso em: 14/10/2015

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. Campinas-SP: Papirus, 2003.

HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos – O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. São Paulo: Nova Cultural: Brasiliense, 1986. (Coleção primeiros passos: 69).

Downloads

Publicado

2016-03-21