O ensino de Historia no Brasil suas funções e implicações políticas e sociais-Século XIX até atualidade

Marilen Fagundes Peres, Janete Schirmer, Tatiane Souza Ritter

Resumo


O presente artigo pretende analisar algumas produções sobre o ensino de História no Brasil, desde os anos mil e oitocentos até períodos atuais , nos quais nos mostram que o ensino de história, bem como a disciplina sempre tiveram funções políticas e de criar mentalidades convenientes aos sistemas políticos de determinadas épocas. Para isto pretende-se buscar elementos que comprovem esse viés a partir de autores como Circe Maria Bittencourt, Ciro Flávio de Castro Bandeira de Melo,Elza Nadai, os quais demonstram em suas pesquisas as utilizações e utilidades do ensino de História, inclusive através do uso de manuais e livros didáticos para estas funções.


Palavras-chave


ensino de história; funções; Brasil; polítco; livros didáticos

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Referências


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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973