Novos materiais didáticos para valorização de Patrimônio Cultural e História Local
Palavras-chave:
ensino, história local, alunos, material didáticoResumo
O presente trabalho pretende abordar de forma sucinta sobre o projeto de mestrado profissional a ser desenvolvido no sentido de produzir material didático-pedagógico adequado para trabalhar com alunos e professores , no âmbito do ensino fundamental. Visando levar em conta necessidades de um material voltado ao ensino de História local, com infomações e conteúdos baseados em pesquisas científicas, que motive o início de um trabalho de educação patrimonial que não existe ou não é eficiente na valorização do patrimônio e História local. Contando uma História que valorize todos e faça com que nosso aluno sinta-se sujeito e pertencente a esta história.
Downloads
Referências
- BARROS, José de Assumpção: A construção social da cor; Ed. Vozes. Petrópolis. 2009
- PERRENOUD, Philippe. Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 108, p. 7-26, nov. 1999
- PESAVENTO, Sandra Jatahy. Um novo olhar sobre a cidade: a nova história cultural e as representações do urbano. In: MAUCH, Cláudia; et al. Porto Alegre na virada do século 19: cultura e sociedade. Porto Alegre/ Canoas/ São Leopoldo: Editora da UFRGS/ Ed. Ulbra/ Ed. Unisinos, 1994,
- SANTOS, Edméa Oliveira. Formação de Professores e Cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. In: Revista da FAEEBA, v.11, n. 17, p. 113-122, jan./jun. 2002.
-SAVIANE, Demerval. Escola e Democracia. Ed. Autores Associados,São Paulo.1997
- SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Editora Scipione, 2004.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.