Novos materiais didáticos para valorização de Patrimônio Cultural e História Local

Autores

  • Marilen Fagundes Peres Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

ensino, história local, alunos, material didático

Resumo

O presente trabalho pretende abordar de forma sucinta sobre o projeto de mestrado profissional a ser desenvolvido no sentido de produzir material didático-pedagógico adequado para trabalhar com alunos e professores , no âmbito do ensino fundamental. Visando levar em conta necessidades de um material voltado ao ensino de História local, com infomações e conteúdos baseados em pesquisas científicas, que motive o início de um trabalho de educação patrimonial que não existe ou não é eficiente na valorização do patrimônio e História local. Contando uma História que valorize todos e faça com que nosso aluno sinta-se sujeito e pertencente a esta história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilen Fagundes Peres, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Ensino de História/Centro de Educação/UFSM

Referências

- BARROS, José de Assumpção: A construção social da cor; Ed. Vozes. Petrópolis. 2009

- PERRENOUD, Philippe. Profissionalização do professor e desenvolvimento de ciclos de aprendizagem. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 108, p. 7-26, nov. 1999

- PESAVENTO, Sandra Jatahy. Um novo olhar sobre a cidade: a nova história cultural e as representações do urbano. In: MAUCH, Cláudia; et al. Porto Alegre na virada do século 19: cultura e sociedade. Porto Alegre/ Canoas/ São Leopoldo: Editora da UFRGS/ Ed. Ulbra/ Ed. Unisinos, 1994,

- SANTOS, Edméa Oliveira. Formação de Professores e Cibercultura: novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. In: Revista da FAEEBA, v.11, n. 17, p. 113-122, jan./jun. 2002.

-SAVIANE, Demerval. Escola e Democracia. Ed. Autores Associados,São Paulo.1997

- SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Editora Scipione, 2004.

- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

-http://portal.iphan.gov.br

Downloads

Publicado

2016-03-21