HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA QUEER: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Cícero Edinaldo dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

História, Educação, Teoria Queer, Pesquisa, Ensino.

Resumo

Almejamos contribuir para a formação acadêmica de professores-pesquisadores, apresentando uma nova perspectiva no ensino e aprendizagem em História da Educação, fundamentada a partir das postulações da teoria Queer. Este objetivo nasce a partir das nossas experiências profissionais com a disciplina de História da Educação e poderá servir como um instrumental pedagógico para a formação de professores-pesquisadores nos cursos de pedagogia e Licenciatura em História. Partimos inicialmente de um levantamento bibliográfico, a fim de demonstrar a utilidade do diálogo interdisciplinar, destacando o arranjo de sua configuração e suas possibilidades. Na primeira parte, sintetizamos algumas facetas da História da Educação – vista como domínio epistemológico e disciplina acadêmica – e suas possíveis articulações com a teoria Queer. Na segunda parte, demonstramos como o diálogo entre as mesmas pode ser utilizado no processo de ensino-aprendizagem, por intermédio de uma temática central, que serve como exemplo, a saber: Regulações de Gênero. Consideramos que o diálogo entre a História da Educação e a teoria Queer adentra as margens do passado e do presente, com teor crítico, desnaturalizando a vida individual e social. Mostra-se como uma iniciativa pós-identitária de educar, possível de ser colocada em prática na formação de professores-pesquisadores. Além disso, revela-se promissor na medida em que tenta germinar um novo tipo de prática pedagógica, onde esta não se restringe ao excesso do mesmo, mas na alteridade e aceitação do outro; uma prática pedagógica que não reivindica a explicação única, mas que se reconhece na pluralidade de sentidos, interconexões e processos; uma prática pedagógica que compreende os limites de sua interpretação. O diálogo entre História da Educação e teoria Queer aposta na multiplicação das diferenças que podem subverter os discursos totalizantes e hegemônicos da Ciência e do cotidiano acadêmico. Adverte a importância de contextualizar as formas de agir e reagir, salientando que a agência não é igual em todos os tempos e espaços. Serve para estranhar, desconstruir, os saberes sobre as regulações de gênero e não (re) legitimar padrões e relações vigentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestrando em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará na Linha de História da Educação Comparada.

Cícero Edinaldo dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando e Mestre em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará na Linha de História da Educação Comparada.

Referências

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’. In: LOURO, Guacira Lopes. Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

______. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da identidade. Traduzido por Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.

______. Deshacer el Género. Traduzido por Patrícia Soley-Beltran. Barcelona-Buenos Aires-México: Paidós, 2006.

______. Actos Performativos e Constituição de Género. Um ensaio sobre

Fenomenologia e Teoria Feminista. In: MACEDO, Ana Gabriela; RAYNER, Francesca.

Género, Cultura Visual e Performances: Antologia Crítica. Minho-Portugal: Centro de Estudos Humanísticos; Húmus, 2011. (Coleção Antologias – 2).

______. Regulações de gênero. Cadernos Pagu (42). Jan – jun. p. 249 – 274. 2014.

COURTINE, J-J. História e antropologia culturais da deformidade. In: CORBIN, A.; COURTINE, J-J.; VIGARELLO, G. História do corpo: As mutações do olhar: o século XX. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre cinco abordagens. São Paulo: Penso Editora LTDA. 2014.

DA SILVA THIESEN, Juares. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 545, 2008.

DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011.

HALL, S. A identidade Cultural na Pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria Queer — uma política pós-identitária para a educação.

Revista Estudos Feministas. vol. 9 (2), 2001, p. 541-553.

______. Sexualidades: Lições da Escola. In: MEYER, Elisabeth Estermann; SOARES, Rosângela de Fátima Rodrigues; ZEN, Maria Isabel Habckost; XAVIER, Maria Luísa Merino de Freitas (orgs). Saúde, Sexualidade e Gênero na Educação de Jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012.

______. Uma Leitura da História da Educação sob a Perspectiva de Gênero. Proj. História. São Paulo. n 11. nov. 1994. P. 31-43.

______. Gênero e Sexualidade: Pedagogias Contemporâneas. Pro-posições. v. 19. n.56 (2). Mai-ago. 2008. p. 17-23.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte:

Autêntica Editora/UFPO, 2012.

__________. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, v. 11, n. 21, p. 150-182, 2009.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PERES, W. S. Travestilidades Nômades: a explosão dos binarismos e a emergência queering. Estudos Feministas, v. 20, n. 2, p. 539-547, 2012.

PRECIADO, B. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Estudos Feministas, v. 19, n.1, p. 11-20, 2011.

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Trad. Guacira Lopes Louro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SCOTT, Joan W. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre. v. 20. n. 2. jul – dez. 1995. P. 71-99.

______. Prefácio a Gender and Politics of History. Cadernos Pagu. n.3 Campinas – SP. 1994. p. 11-27.

WEEKS, J. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, G. L. Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Downloads

Publicado

2016-03-21