HISTÓRIA E POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Rafaella de Aguiar Coradini, Vítor Otavio Fernandes Biasoli

Resumo


Este artigo se propõe refletir acerca da discriminação social e econômica que alguns alunos estão expostos por suas condições diferenciadas em relação aos padrões dominantes e a eles impostos. Essa discriminação acontece indistintamente dentro ou fora do ambiente escolar. Mesmo que todos estejam escutando as mesmas músicas, utilizando as mesmas vestimentas, falando as mesmas gírias, é possível perceber a diferença. Por isso, a análise pretendida se concentrará no ambiente escolar, especificamente relativa às instituições públicas de ensino. Busca-se compreender as diferenças sociais e suas consequências, e como a educação e a disciplina de História, especificamente os temas da história contemporânea – o caso das ditaduras no Cone Sul, por exemplo – podem contribuir para sua superação e melhor conduzir o sujeito a se incluir na sociedade sem se sentir preterido por sua condição social.


Palavras-chave


Diferenças Sociais, Educação, História, Ditaduras

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973