HISTÓRIA E POSSIBILIDADE DE CONHECIMENTO PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFERENÇAS SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Autores

  • Rafaella de Aguiar Coradini Universidade Federal de Santa Maria
  • Vítor Otavio Fernandes Biasoli Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Diferenças Sociais, Educação, História, Ditaduras

Resumo

Este artigo se propõe refletir acerca da discriminação social e econômica que alguns alunos estão expostos por suas condições diferenciadas em relação aos padrões dominantes e a eles impostos. Essa discriminação acontece indistintamente dentro ou fora do ambiente escolar. Mesmo que todos estejam escutando as mesmas músicas, utilizando as mesmas vestimentas, falando as mesmas gírias, é possível perceber a diferença. Por isso, a análise pretendida se concentrará no ambiente escolar, especificamente relativa às instituições públicas de ensino. Busca-se compreender as diferenças sociais e suas consequências, e como a educação e a disciplina de História, especificamente os temas da história contemporânea – o caso das ditaduras no Cone Sul, por exemplo – podem contribuir para sua superação e melhor conduzir o sujeito a se incluir na sociedade sem se sentir preterido por sua condição social.

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Publicado

2016-03-21