OS CONCEITOS E A MEDIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA

Aristeu Castilhos da Rocha

Resumo


O presente texto aborda a potencialidade dos conceitos no ensino de História. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo construída a partir de uma investigação bibliográfica, ficha de observação e coleta de sugestões durante as vivências. O mesmo é constituído por breves reflexões teóricas, discussões a respeito do sua aplicação no ensino e considerações finais. Com sua publicação esperamos chamar atenção de sua pertinência e suscitar a produção de novos estudos.

 


Palavras-chave


Conceito. História. Mediação. Ensino e Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BALDISSERA, José Alberto; Conhecimento, Conceitos, Aprendizagem e História. In: CORSETTI, Berenice et. al. (orgs). Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: ANPUH/RS, 2002. p. 81-91.

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org). História na Sala de Aula: Conceitos, Práticas e Propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 37 – 48.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; KOFF, Adélia. A Didática Hoje: reinventando caminhos. Educação e Realidade. V.40, nº 2. Porto Alegre: UFRGS, abril/junho, 2015. P.329-348.

CARMO, Maria Andréa Angelotti. Viver a História: possibilidades e propostas do ensino de História no meio rural. In: FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JUNIOR, Décio (orgs). Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: UFU/FAPEMIG, 2011. p. 30-116.

CARRETERO, Mário. Construir e Ensinar. As Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

COLL, César; POZO, Juan Ignácio; SARAIVA, Bernabé; VALLS, Eri (org). Os Conteúdos da Reforma. Ensino-aprendizagem de Conceitos, Procedimentos e Atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à Prática. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. 13ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. O Ensino de História e seu Currículo. Teoria e Método. Petrópolis: Vozes, 2006.

MACEDO, José Rivair. Referencial Curricular. Ciências Humanas e suas tecnologias. Lições do Rio Grande. Porto Alegre: SEDUC, 2009. p. 51-67.

MARTÍN, Jesús Izquierdo. Disciplina e eventualidade: historiadores, conhecimento e ensino do passado. In: CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto; GONZÁLES, Maria Fernanda (orgs). Ensino de História e Memória Coletiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007. p. 61-73.

MENDONÇA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos. Uma tentativa de Interdisciplinaridade. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1983.

MEINERZ, Carla Beatriz. Ensino de História: A relação pedagógica presente em nossas práticas. In: BARROSO, Vera Maria Maciel et. al. (orgs). Ensino de História, Desafios contemporâneos. Porto Alegre: ANPUH/RS; EST, Exclamação!, 2010. p. 203-212.

NADAI, Elza. O Ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. V.13, n 26. São Paulo: USP, set/92/ago.93. p.143-162.

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Ciências Humanas e suas tecnologias. v. 3. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

PEREIRA, Nilton Mulleti; GIACOMINI, Marcello Paniz. Flertando com o caos: os jogos no ensino de História. In: GIACOMINI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mulleti; (orgs). Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: UFRGS/Evangraf, 2013. p. 9-24.

PEREIRA, Nilton Mulleti; SEFFNER, Fernando; GIL, Carmem Zeli; MEINERZ, Carla. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio. Revista Pedagógica Brasileira. v. 95, nº239. Brasília: MEC, 2014. p. 152-174.

PEREIRA, Nilton Mullet; TORELLY, Gabriel. O Jogo e o Conceito: sobre o ato criativo na sala de aula. Revista OPSIS, v.15, nº1. Catalão: UFG, 2015. p.88-100.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezo. Por Uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org). História na Sala de Aula: Conceitos, Práticas e Propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17 – 36.

ROCHA, Helenice. A presença do passado na sala de aula de História. In: MAGALHÃES, Marcelo et. al. (orgs). Ensino de História. Usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: FGV, 2014. P. 33-52.

ROCHA, Aristeu Castilhos da. O regime Militar no Ensino e no Livro Didático de História do Ensino Médio: a construção de uma memória. Tese de Doutorado em História. PRGH/PUCRS, 2008.

SEFFNER, Fernando. Aprender e Ensinar História: como jogar com isso. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Milton Mullet (orgs). Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: UFRGS/Evangraf, 2013. p. 25-46.

.__________________. Aprendizagens Significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Milton Mullet (orgs). Jogos e Ensino de História. Porto Alegre: UFRGS/Evangraf, 2013. p. 47-62.

SIMAN, Lana Maria de Castro; COELHO, Araci Rodrigues. O Papel da Mediação na Construção de Conceitos. Educação e Realidade. v. 40, nº 2. Porto Alegre: UFRGS, abr/jun. 2015. P. 591-612.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora et. al. (org). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: UFPR/Universidade do Minho, 2010.

THEODORO, Janice. Educação para um mundo em Transformação. In: KARNAL, Leandro (org). História na Sala de Aula: Contextos, Práticas e Propostas. São Paulo: Contexto, 2003. p. 49 – 56.

VASCOCELLOS, Celso dos Santos. Construção do Conhecimento na Sala de Aula. 12ªed. São Paulo: Libertad, 2002.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jéferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ZASLAVSKY, Susana Schwartz. Formação inicial de professores de História: reflexões sobre tempos e espaços na ação didático-pedagógica. Curitiba: Prismas, 2015.

ZAMBONI, Ernesta. Reflexões sobre as mudanças no Ensino Médio. In: FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JUNIOR, Décio (orgs). Perspectivas do Ensino de História: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: UFU/FAPEMIG, 2011. p. 191-198.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973