Relações Interculturais Vivências em uma aldeia Guarani

Juliana Duarte Flores, Elisete Larruscain da Silva, Morghana Iantra Garavello Vasconcelos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir experiências vividas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/UFRGS, na Aldeia Indígena Guarani, localizada na cidade de Viamão. O projeto PIBID/Pedagogia séries iniciais está presente na Escola Estadual Anne Frank e na Escola Estadual Cândido Portinari desde o primeiro semestre de 2014. O relato a ser apresentado será sobre a interação das crianças das escolas de Porto Alegre com as crianças Guaranis por meio de um encontro na referida aldeia. Tal interação tem como objetivo o diálogo intercultural entre essas duas distintas realidades, das crianças que vivem na aldeia e das crianças de ambas escolas de Porto Alegre, pois “Compreendemos que assim, os movimentos de interculturalidade estarão contribuindo para produzir novos conhecimentos [...] e construindo um patrimônio para a interculturalidade a partir das práticas escolares.” (BERGAMASCHI, 2012, p.15). As bolsistas desenvolvem suas ações na modalidade docência compartilhada, sendo o maior objetivo discutir e problematizar a temática indígena em sala de aula, tendo como ponto de partida a obrigatoriedade do ensino da história da cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino, estabelecidos na Lei 11.645 e também pela importância de tais culturas na constituição das identidades brasileiras. Depois de alguns meses trabalhando em sala de aula aspectos da cultura indígena, como lendas, artesanato e culinária, a visita à aldeia culminou como uma concretização dos saberes estudados. Destacamos o conceito de interculturalidade para análise das especificidades e dos desafios e significados que esse encontro impactou na vida de ambas culturas.


Palavras-chave


Temática indígena, Interculturalidade, Saída de campo, Docência compartilhada

Texto completo:

PDF

Referências


SILION, Gabriela Bonneau; GOMES, Luana Barth; FERREIRA, Priscila. Literatura infanto-juvenil e a temática indígena: possibilidades na escola, In: BERGAMASCHI, Maria Aparecida; DALLA ZEN, Maria Isabel Habckost; XAVIER, Maria Luisa Merino de Freitas (organizadoras). Povos indígenas & educação. Porto Alegre: Mediação, 2012. P. 171- 180.

BERGAMASCHI, Maria Aprecida. Povos indígenas: Conhecer para respeitar. In: BERGAMASCHI, Maria Aparecida (Org.) Povos Indígenas & Educação. Porto Alegre: Mediação, 2012.

CAVALCANTI, Zélia. Trabalhando com história e ciências na pré – escola. Porto Alegre, 1995


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973