“AS VEZES FICAM CHAMANDO O BAIRRO SÃO JOÃO BOSCO DE “VILA”, ESTAS PESSOAS DEVEM PARAR DE FALAR ESTAS COISAS NOSSO BAIRRO É UM BAIRRO COMO QUALQUER OUTRO”

Eliana Gasparini Xerri, Spagnol Tobias

Resumo


O papel da escola é relevante na construção da identidade dos sujeitos. O ensino de história tem papel fundamental na formação da cidadania, ao estimular no estudante a criticidade partindo de uma reflexão de natureza histórica. Percebendo a significativa função social exercida pela escola, esse trabalho tem por objetivo examinar a construção da identidade dos moradores do Bairro de periferia São João Bosco – PROMORAR, localizado no município de Nova Prata, Rio Grande do Sul – Brasil. O estudo faz parte da pesquisa intitulada “A escola e o bairro: o papel da Escola Padre Josué Bardin na construção da identidade dos moradores do bairro São João Bosco”, que foi desenvolvido no Programa de Pós- Graduação Lato Senso, Mestrado Profissional em História, da Universidade de Caxias do Sul.

Palavras chave: Escola, Identidade, Bairro, Ensino, História.


Palavras-chave


Escola, Identidade, Bairro, Ensino, História

Texto completo:

PDF

Referências


BARBERO, Jesús Martín. Dos meios as mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2001.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Oficio do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Bourdieu e a questão das classes: Capital simbólico e as classes sociais. Novos estudos. n.96. Julho, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/nec/n96/a08n 96.pdf. Acesso: 08/01/2014.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

__________. O poder simbólico. 4ª ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2001.

__________.A miséria do mundo. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

__________. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clinica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BURKE, Peter. Uma História social do Conhecimento II - da enciclopédia à wikipédia. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2012.

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. 1º ed. 2º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

GINZBURG, Carlo. Relações de Força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

FREITAG, Barbara. Teorias da cidade. Campinas, SP: Papirus, 2012.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 9. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

LEAL, Maria das graças de Andrade. Conhecendo a cidade, descobrindo o olhar: uma experiência de educação patrimonial com história e fotografia. História e Ensino, Londrina, v.17, n.1, p. 123 -147, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.uel.br%2Frevistas%2Fuel%2Findex.php%2Fhistensino%2Farticle%2Fdownload%2F11253%2F10024&ei=EmioU9e5AuapsQTutoHgDw&usg=AFQjCNGP7r7ytZhODcCSUu53QUrjM5kKGg&sig2=lNmsN9q5XIP-JNQcFQ1okQ&bvm=bv.69411363,d.b2U. Acesso em 13/05/2014.

MORIN, Edgar. Desafios da Transdisciplinaridade e da Compplexidade. In: AUDY, Jorge Luís Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.) Inovação e Interdisciplinaridade na Universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

PELEGRINI, Sandra C. A. Patrimônio cultural consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.

RÜSEN, Jörn. O desenvolvimento da competência narrativa na aprendizagem histórica: uma hipótese ontogenética relativa à consciência moral. In: BARCA, Izabel.

MARTINS, Estevão de Rezende. SHMIDT, Auxiliadora. Jörn Rüsen e o Ensino da História, Ed. UFPR, Curitiba, 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e diferença – a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973