A Guerra do Vietnã no cinema norte-americano: possibilidades de ensino de História a partir de “Fomos Heróis” de Randall Wallace

Autores

  • Diego Oliveira Souza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Ministério Público Federal (MPF).

Palavras-chave:

Guerra do Vietnã, Cinema Norte-Americano, Ensino de História, Fomos Heróis

Resumo

Este artigo objetiva apresentar perspectivas de ensino de História, a partir do filme “Fomos Heróis” do diretor de cinema Randall Wallace. Desse modo, partindo da análise do filme, acompanhada de levantamento bibliográfico, bem como de fontes da imprensa, trata-se de estabelecer alguns pontos que permitem tratar da temática da Guerra do Vietnã, em sala de aula, no momento em que se registra a efeméride da passagem dos 40 anos do fim do conflito. Do ponto de vista teórico-metodológico, visando explorar a relação Cinema e História, a produção cinematográfica foi compreendida através dos elementos identificadores propostos por Robert Rosenstone para definir o estilo drama comercial. Para atender seu objetivo, o artigo está divido em dois eixos fundamentais. No primeiro deles, realizou-se a contextualização do conflito bélico, destacando-se a tentativa de promover a responsabilização dos Estados Unidos pela prática de crimes contra a humanidade. No segundo eixo, buscou-se estabelecer a compreensão do filme a partir das categorias definidas por Robert Rosenstone.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Oliveira Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Ministério Público Federal (MPF).

Graduado em Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSM. Linha de Pesquisa Migrações e Trabalho. Doutorando em História pela UFSM. Linha de Pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho. Também é Técnico do Ministério Público Federal (MPF), lotado na Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Sul (PR-RS). Na pesquisa histórica tem experiência na área de História do Brasil República dando ênfase aos seguintes temas: Pensamento militar, Memórias, Movimentos Sociais, Ditadura Civil-Militar, Anistia, Direitos Humanos e Justiça de Transição.

Referências

Fontes Pesquisadas

Folha da História, Especial 25 anos da Guerra do Vietnã. Porto Alegre, maio de 2000.

Veja, Edição 3, 25 de setembro de 1968. São Paulo: Editora Abril.

Veja, Edição 8, 30 de outubro de 1968. São Paulo: Editora Abril.

Veja, Edição 9, 06 de novembro de 1968. São Paulo: Editora Abril.

Veja, Edição 10, 13 de novembro de 1968. São Paulo: Editora Abril.

Veja, Edição 11, 20 de novembro de 1968. São Paulo: Editora Abril.

Referências Bibliográficas

ALBRIGHT, John; CASH, John A.; SANDSTRUM, Allan W. Sete combates no Vietnam. Tradução Álvaro Galvão e Haroldo C. Netto. Rio de Janeiro: BIBLEX, 1986.

ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

BARTOV, Omer; GROSSMANN, Atina; NOLAN, Mary. Introdução. In. BARTOV, Omer; GROSSMANN, Atina; NOLAN, Mary (orgs.). Crimes de Guerra: culpa e negação no século XX. Rio de Janeiro: DIFEL, 2005.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história ou o ofício de historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BOBBIO, Norberto et ali. Dicionário de Política. Tradução Carmen C. Varriale, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira. Luís Guerreiro Pinto Cacais e Renzo Dini. 13 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.

BURCHETT, Wilfred G. Vietnã Norte. Tradução Alfonso Blacheyre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

___________________. Vietnam: a guerrilha vista por dentro. Tradução Daniel Campos. Rio de Janeiro: Record, 1968.

COOK, Fred J. Esta Nação corrompida. Tradução XXX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

CHESNEAUX, Jean. Sumário da Intervenção Americana no Vietnã de 1945 a 1964. In: RUSSEL, Bertand; SARTRE, Jean-Paul; DEDIJER, Vladimir (orgs.). Estados Unidos no banco dos réus. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970, p. 63.

DRAPER, Theodore. O Abuso da força. Tradução Natália de Oliva Teles. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FERRO, Marc. Cinema e História. Tradução Flávia Nascimento. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). Tradução Marcos Santarrita. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEDERER, Edgar. Relatório do Subcomitê sobre Guerra Química. In: RUSSEL, Bertand; SARTRE, Jean-Paul; DEDIJER, Vladimir (orgs.). Estados Unidos no banco dos réus. Tradução Maria Helena Kunher. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970, p. 169-205.

LENS, Sidney. A fabricação do império americano. Da Revolução ao Vietnã: uma história do imperialismo dos Estados Unidos. Tradução Maria Lucia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes: os filmes na história. Tradução de Marcello Lino. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

RUSSEL, Bertand; SARTRE, Jean-Paul; DEDIJER, Vladimir (orgs.). Estados Unidos no banco dos réus. Tradução Maria Helena Kunher. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

SENNET, Richard. Autoridade. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SIVARAM, M. Guerra no Vietnam: Por quê? Tradução Alcídio M. de Souza. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1966.

Downloads

Publicado

2016-03-21