O ensino de História e os Direitos Humanos no labirinto do capital

Autores

  • Mateus Filippa Meireles Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Ensino de História, Direitos Humanos, Capitalismo, Estágio de Docência em História, Prática de Ensino

Resumo

Dentro dos limites de um pequeno texto acadêmico, sistematiza-se uma reflexão sobre a dificuldade posta pelo tratamento da temática dos Direitos Humanos pelo ensino de História dialogando com uma experiência concreta de Estágio Docente supervisionado junto a uma turma do 2º ano do Ensino Médio em uma Escola Pública Estadual de Porto Alegre (RS). Indica-se o que se entende por um dos vários caminhos possíveis para o enfrentamento dessa temática, defendendo-se a indissociabilidade entre a defesa de uma educação orientada para a construção de uma cultura de respeito à digni-dade humana e ao arcabouço de valores demo-cráticos historicamente conquistados e o com-promisso com a construção de um projeto edu-cacional que efetivamente questione os funda-mentos da ordem social capitalista, em última instância impeditiva para a concretização de uma igualdade substantiva.

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Biografia do Autor

Mateus Filippa Meireles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador do Núcleo de História Econômica da Dependência Latino-americana (HEDLA-UFRGS).

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Publicado

2016-01-09

Edição

Seção

Artigos