Ensino Médio Integrado: possibilidades de interdisciplinaridade entre os conteúdos de História e as disciplinas da área técnica nos cursos ofertados no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Letícia Schneider Ferreira Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

História, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado

Resumo

O presente artigo realiza uma reflexão sobre a questão da educação e da interdisciplinaridade no contexto específico do Ensino Médio Integrado no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A prática interdisciplinar é um desafio que requer um esforço dos docentes, que devem buscar eixos temáticos que interliguem os conteúdos de suas disciplinas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Neste artigo serão discutidas as possibilidades de integração entre a disciplina de História e as disciplinas de conhecimento técnico, visando aprimorar o diálogo e a apreensão dos conteúdos pelos alunos dos cursos de ensino médio integrado em agropecuária e em informática para internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Schneider Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professora de História do instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATISTA, Irinéa de Lourdes; SALVI, Rosana Figueiredo. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. Revista Ensaio, volume 8 nº2 dezembro de 2006, p.147-160. Disponível em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/114/165 Acesso em 22 de maio de 2015.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, 1996. (2008). Disponível em http://www.app.com.br/portalapp/imprensa/ldb_atualizada.pdf Acesso em 17 de maio de 2015.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio e educação profissional do Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília, v.5, nº 8, p.27-41, jan-jun de 2011. Disponível em http://www.esforce.org.br Acesso em 20 de maio de 2015.

FAZENDA, Ivani C.A. (Org.) Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Revista Acadêmica SENAC online. 6ª Ed. set-nov 2009. Disponível em http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120517101423.pdf Acesso em 18 de maio de 2015

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Informações sobre cursos técnicos oferecidos pela instituição. 2010. Disponível em http://www.bento.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=69 Acesso em 17 de maio de 2015

________________. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática para Internet.Bento Gonçalves, 2014, 49f. (Texto Digitado)

________________.Plano de Curso do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Bento Gonçalves, 2012, 146f. (Texto Digitado)

KUENZER, Acácia Zeneida. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? Revista Educação e Sociedade. SP: Campinas, v.31, n.112, p.851-873, jul-set. 2010. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Acesso em 18 de maio de 2015.

MARTINS, Adriana Paula; ABREU-BERNARDES, Sueli Teresinha de. A oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos Institutos Federais e a dualidade na educação brasileira. Revista Encontro de Pesquisa em Educação. MG: Uberaba, v.1, nº1, p.9-22, 2013. Disponível em http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/view/669/966

MOURA, Dante Henrique; PINHEIRO, Rosa Aparecida. Currículo e formação humana no ensino médio técnico integrado de jovens e adultos. Revista Em Aberto. Brasília, v.22, nº 82, p.91-108,nov.2009.Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1580/1272 Acesso em 18 de maio de 2015

OLIVEIRA, Ramon de. Possibilidades do Ensino Médio Integrado diante do financiamento público da educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, nº1, p.51-66, jan-abr de 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v35n1/a04v35n1 Acesso em 19 de maio de 2015

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. V.13, nº 39, set-dez, 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/10.pdf Acesso em 17 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

2016-01-09

Edição

Seção

Dossiê Temático