O PIBID-História-UFRN e a formação do professor reflexivo: experiências de aprendizagem para além das intervenções nas escolas

Autores

  • Jefferson Pereira da Silva Estudante de graduação da Licenciatura em História – UFRN, Bolsista do PIBID

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de História, Formação de professores.

Resumo

Buscamos, neste trabalho, apresentar, a partir de um relato de práticas, a importância das leituras e discussões dos documentos norteadores da educação brasileira na atu-alidade, juntamente com os bolsistas do Programa Institu-cional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-História-UFRN, e de toda uma série de atividades desenvolvidas nos meses de março e abril do ano de 2014, tais como workshops, minicursos e oficinas que aconteceram durante os encontros e reuniões entre os bolsistas, supervisores, coordenadores e colaboradores do Programa. Utilizando um dos recursos propostos pelo PIBID para promover a formação de um professor reflexivo, este trabalho foi de-senvolvido a partir da produção de um diário de bordo, que se trata de uma série de resumos e avaliações referentes às atividades que foram presenciadas ou realizadas pelo bol-sista PIBID entre os meses analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Pereira da Silva, Estudante de graduação da Licenciatura em História – UFRN, Bolsista do PIBID

Estudante de graduação da Licenciatura em História – UFRN, Bolsista do PIBID.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos – orientações gerais. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: Coordenação Geral do Ensino Fundamental, 2004.

LIMA, Elvira Souza. Indagações sobre currículo: currículo e desenvolvimento humano. BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL Sandra Denise; NASCIMENTO Aricélia Ribeiro do. Orgs. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O mundo da informação e os novos espaços para o ensino de História. In: CAINELLI, Marlene Rosa; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Orgs. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. – Natal, RN: EDUFRN, 2008. p. 85 – 93.

_____________. Livros didáticos de História, pesquisa, ensino e novas utilizações deste objeto cultural. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Orgs. Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. – Natal, RN: EDUFRN, 2009. p. 79 – 86.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2016-01-09

Edição

Seção

Relatos