Valores republicanos e ensino de história: encontros com o professor Jean-Christophe Sanchez

Autores

  • Caroline Pacievitch Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jean-Christophe Sanchez Professor agrégé de section européenne no Lycée Pierre d’Aragon, em Muret (França), professor formador na École Superieure du Professorat et de l’Éducation da Académie de Toulouse e pesquisador doutor associado ao laboratório de pesquisa “France Méridionale et Espagne: histoire des sociétés du moyen-âge à l’époque contemporaine” (Framespa)

Palavras-chave:

Ensino de história

Resumo

No depoimento a seguir, convidamos a conhecer a trajetória de formação e de atuação do professor Jean-Christophe Sanchez e seus posicionamentos sobre a formação de professores de história, geografia e educação cívica em seu país. Destacam-se os seguintes temas: papel da formação de professores; condições de trabalho docente na França, currículo de história, geografia e educação cívica perante a diversidade cultural. Subjacente a isso, brotam concepções políticas e utopias de um professor de história que acredita nos valores republicanos como guias para a assunção de sua responsabilidade docente.

O objetivo desta publicação é registrar o início de intercâmbios entre o Lhiste (Ufrgs), o Espe e a Académie de Toulouse, em janeiro de 2015, que pretendem ampliar as perspectivas sobre o ensino de história nas práticas e pesquisas dos dois grupos. Afinal, olhar para o mesmo tema a partir de diferentes lugares permite o contraste que anima o espírito crítico e também o encontro que renova a esperança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Área de Ensino de História, Departamento de Ensino e Currículo

Downloads

Publicado

2016-01-09

Edição

Seção

Entrevistas