Valores republicanos e ensino de história: encontros com o professor Jean-Christophe Sanchez

Caroline Pacievitch, Jean-Christophe Sanchez

Resumo


No depoimento a seguir, convidamos a conhecer a trajetória de formação e de atuação do professor Jean-Christophe Sanchez e seus posicionamentos sobre a formação de professores de história, geografia e educação cívica em seu país. Destacam-se os seguintes temas: papel da formação de professores; condições de trabalho docente na França, currículo de história, geografia e educação cívica perante a diversidade cultural. Subjacente a isso, brotam concepções políticas e utopias de um professor de história que acredita nos valores republicanos como guias para a assunção de sua responsabilidade docente.

O objetivo desta publicação é registrar o início de intercâmbios entre o Lhiste (Ufrgs), o Espe e a Académie de Toulouse, em janeiro de 2015, que pretendem ampliar as perspectivas sobre o ensino de história nas práticas e pesquisas dos dois grupos. Afinal, olhar para o mesmo tema a partir de diferentes lugares permite o contraste que anima o espírito crítico e também o encontro que renova a esperança.

Palavras-chave


Ensino de história

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973