A temática indígena no ensino de História do Brasil: uma análise da coleção didática Projeto Araribá (2008-2013)

Autores

  • Edgar Ávila Gandra Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe Nunes Nobre

Palavras-chave:

Ensino de História, temática indígena, livro didático

Resumo

O presente estudo busca analisar como se dava o tratamento da temática indígena no Ensino de História entre 2008 e 2013, através da análise da coleção didática Projeto Araribá – História, a mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático no período em foco. Percebemos que os povos indígenas ganham visibilidade no texto didático de três formas: através de menções passageiras; quando aparecem enquanto objeto da ação colonizadora; e quando se busca construir conhecimentos sobre eles. Percebemos também que a narrativa didática é construída a partir de escolhas que escamoteiam as informações que permitiriam dar maior visibilidade e destaque aos povos indígenas, promovendo, portanto, um silenciamento sobre o papel desses povos na história do país.  

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Biografia do Autor

Edgar Ávila Gandra, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas.

Felipe Nunes Nobre

Graduado em História (Licenciatura) na Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2015-03-09

Edição

Seção

Dossiê Temático