Vivências e perspectivas em torno de Santa Maria - RS: relato de experiência no ensino de história

Alícia Quinhones Medeiros, Camila Queiroz, Caroline Vargas, Júlia Marafiga

Resumo


Compreendemos o relato de práticas educativas no ensino de História um importante processo de reflexão e diálogo sobre as possibilidades pedagógicas e anseios quanto ao âmbito do ensino. A partir disso, neste relato de prática discorremos sobre uma série de atividades desenvolvidas em conjunto com uma turma do 8° ano do ensino fundamental através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, na EEEM Naura Teixeira Pinheiro em Santa Maria - RS. Os encontros se destinaram a trabalhar com a concepção dos/as estudantes enquanto sujeitos históricos e atuantes no município que residem. Com isso, desenvolvemos paródias musicais, entrevistas e debates sobre as percepções e vivências dos/as alunos/as quanto o morar e fazer parte da história da cidade em que residem, neste caso, Santa Maria - RS.

Palavras-chave


Ensino de História - Santa Maria - Sujeitos Históricos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973