Relato de experiência: os movimentos sociais da Primeira República como instrumento de compreensão do aluno como indivíduo histórico

Bianca da Silva Strubinsky, Carolina Dos Santos, Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, Sônia Cassol

Resumo


O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma atividade inserida no Pibid do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal do exercício foi o de promover a inserção social e histórica dos alunos da turma 91 do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Coronel Pilar. Com base nisso, a atividade consistiu em uma exposição dos movimentos sociais ocorridos na Primeira República, para que os estudantes compreendessem alguns dos diversos mecanismos que foram utilizados pela população da época na reivindicação de seus direitos. A partir disso, foi proposta uma atividade em que os alunos deveriam propor um movimento social que atendesse aos seus anseios no contexto atual. Diante dos resultados expostos pelos alunos foi possível perceber que os estudantes conseguiram desenvolver um debate em que todos puderam se posicionar com o devido respeito e empatia.

Palavras-chave


PIBID - processo histórico - movimentos sociais -posicionamento

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Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973