Relato de experiência: exercícios de simulação sobre a temática da democracia em auxílio do posicionamento político, social e histórico do aluno

Carolina Dos Santos

Resumo


O presente trabalho consiste na apresentação de um relato de experiência da atividade realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo do exercício foi o de promover a inserção social e histórica de alunos participantes, possibilitando a melhor compreensão e apreensão dos conteúdos e conceitos propostos em aula. Com esse objetivo, a atividade consistiu em uma aula expositiva dos conteúdos previstos e, tendo estes como base, foram propostas duas atividades de simulação para estabelecer um comparativo entre a democracia antiga e a atual. Seguiu-se uma discussão sobre os papeis que possuíam os discentes como cidadãos, onde percebemos a devida apropriação dos conceitos de “democracia”, “historicidade” e “alteridade”

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

ISSN 2359-5973