Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista do LHISTE – Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS – é uma publicação semestral especializada em trabalhos acadêmicos sobre o ensino de história, em todos os níveis e etapas educativas, além de sua intersecção com outras áreas do conhecimento. Constitui-se, portanto, em espaço para a comunicação de pesquisas e reflexões sobre a prática docente, os processos de aprendizagem, a construção de currículos em história, a formação de professores, a memória e a educação patrimonial e o ensino de história e a interdisciplinaridade, entre outros temas caros ao campo. Também visa à divulgação e registro de novas estratégias, metodologias e objetos, formando um banco de dados especializado em boas práticas pedagógicas de professores em formação inicial, nos estágios e no PIBID/História, assim como de professores da educação básica.

É formada por um Conselho Editorial vinculado ao LHISTE e um Conselho Consultivo mais amplo, composto por professores-pesquisadores de diversas instituições universitárias do país e do exterior, com reconhecida atuação no ensino de história e áreas afins.

É dividida em quatro seções, como descritas abaixo, Artigos, Relatos, Resenhas e Entrevistas. Os trabalhos que se enquadram nas três primeiras categorias são recebidos em fluxo contínuo e avaliados por pares. Podem ser submetidos textos de graduandos, pós-graduandos e profissionais formados em licenciaturas, mestrados e doutorados em História e áreas afins.

Além dos trabalhos recebidos continuamente pelo SEER (Sistema de Editoração Eletrônica da UFRGS), a revista pode publicar dossiês temáticos, com chamadas regulares. Também são previstos números especiais extraordinários, com temas específicos e registros de eventos organizados pelo LHISTE e/ou de relevância para o ensino de história.

Todo o processo de avaliação, bem como a comunicação entre autores e editores, se dará única e exclusivamente através do SEER.

 

Políticas de Seção

Expediente

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Nesta seção, são publicados artigos que revelam resultados parciais ou finais de projetos de pesquisa na área de ensino de história. Devem ser textos originais e estes não podem estar em processo de avaliação em outras revistas no período. Os dossiês temáticos serão organizados pelos editores, com chamadas públicas para a submissão, respeitando as mesmas características e procedimentos de avaliação dos artigos de tema livre.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos

O objetivo da seção é divulgar boas práticas de ensino de história, que demonstrem potencial de aplicação em outros contextos escolares e evidenciem inovação no processo de ensino-aprendizagem. São textos eminentemente descritivos, mas podem trazer também reflexões iniciais sobre a ação relatada.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

São publicadas resenhas, em caráter crítico e/ou descritivo, de livros especializados em ensino de história. São aceitas resenhas de trabalhos individuais e coletivos publicados no Brasil nos últimos dois anos (contados na data da submissão) e no exterior nos últimos cinco anos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

A Revista do LHISTE poderá publicar, por edição, uma entrevista com professores e pesquisadores de reconhecida trajetória no ensino de história. As entrevistas serão realizadas pelos editores ou por eles encomendadas de acordo com as demandas verificadas no campo e o perfil do número publicado.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Painel

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DT Ensino de História para a Democracia

Dossiê Temático Ensino de História para a Democracia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DT Mestrados Profissionais em História

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DT Meio Ambiente na aula de História

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático - Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático - Relatos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...