Publicação n. 46 (ago./2021)

2021-09-03

É  com  muita  satisfação  que  anunciamos  a  publicação  do  número  46  da  Revista  da Faculdade  de  Direito  da  Universidade  Federal  do  Rio Grande  do  Sul  (UFRGS).

Para este número 46, os formuladores de nossa política editorial optaram pela publicação de oito títulos, sendo dois de autores convidados e seis submetidos e aprovados através de nosso processo de avaliação por pares.

Temos a satisfação de anunciar a publicação dos dois artigos de autores convidados: “A Escola de Salamanca: um caso de produção global de conhecimento”, de autoria do Prof. Thomas Duve, diretor do Instituto Max Planck para História e Teoria do Direito e Professor na Goethe-Universität Frankfurt am Main; e “Forma e substância do texto jurídico”, oferecido pelo Prof. Carlos Petit, catedrático na Universidade de Huelva, Espanha, e professor visitante em diversas universidades europeias e americanas.

Já entre os artigos submetidos para avaliação por nosso corpo de avaliadores, foram aprovados e selecionados para publicação seis textos. Os leitores e leitoras encontrarão temas de Responsabilidade Civil, Direito das Famílias, Direito Internacional, História do direito, História do Pensamento Político Brasileiro e Direito Constitucional. Mais uma vez, temos o prazer de publicar artigos de autores e autoras de todas as partes: são acadêmicos e acadêmicas vinculadas a instituições do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Pernambuco, de Brasília, da Itália e do Moçambique.

Agradecemos às autoras e aos autores que submeteram seus artigos à revista, assim como às avaliadoras e aos avaliadores que atenderam às nossas solicitações e elaboraram seus pareceres. Igualmente, destacamos o importante papel dos editores-executivos e das assistentes editoriais para a produção deste número e para os demais trabalhos vinculados ao funcionamento deste periódico.

Desejamos a todas e todos uma boa leitura!