INCLUSÃO DIGITAL NA ADULTEZ TARDIA E O REENCANTAMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Denise Goulart Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Mestre em Educação pela PUCRS.
  • Anderson Jackle Ferreira Doutor em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Mestre em Gerontologia Biomédica pela PUCRS.
  • Juan José Mouriño Mosquera Pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM). Livre Docente em Psicologia da Educação e Professor Titular da Faculdade de Educação e de Letras da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).
  • Claus Dieter Stobäus PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.20995

Palavras-chave:

Adultez tardia, inclusão digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, aprendizagem

Resumo

O artigo traz um breve histórico da sociedade das Tecnologias de Informação e Comunicação, a etapa da vida denominada adultez tardia e a aprendizagem ao longo da vida. São várias as motivações na vida dos adultos tardios que procuram cursos para aprenderem informática como: o desejo de aprender mais ou continuar aprendendo para não serem excluídos, tanto da sociedade como do núcleo familiar, por não falarem e entenderem a linguagem das tecnologias; superar as dificuldades e dominar o computador, melhorando a relação intergeracional e realizar-se pessoalmente aumentando a autoestima.

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Biografia do Autor

Claus Dieter Stobäus, PUCRS

Pós-doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid- Espanha, Doutor em Ciências Humanas- Educação, prof. titular, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, prof. do Centro Universitário La Salle

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Publicado

2013-09-12

Como Citar

Goulart, D., Ferreira, A. J., Mosquera, J. J. M., & Stobäus, C. D. (2013). INCLUSÃO DIGITAL NA ADULTEZ TARDIA E O REENCANTAMENTO DA APRENDIZAGEM. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 18(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.20995

Edição

Seção

Artigos originais