INCLUSÃO DIGITAL NA ADULTEZ TARDIA E O REENCANTAMENTO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/2316-2171.20995Palavras-chave:
Adultez tardia, inclusão digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, aprendizagemResumo
O artigo traz um breve histórico da sociedade das Tecnologias de Informação e Comunicação, a etapa da vida denominada adultez tardia e a aprendizagem ao longo da vida. São várias as motivações na vida dos adultos tardios que procuram cursos para aprenderem informática como: o desejo de aprender mais ou continuar aprendendo para não serem excluídos, tanto da sociedade como do núcleo familiar, por não falarem e entenderem a linguagem das tecnologias; superar as dificuldades e dominar o computador, melhorando a relação intergeracional e realizar-se pessoalmente aumentando a autoestima.Downloads
Referências
ARAÚJO, Vânia. M. R. H. Miséria informacional: o paradoxo da subinformação e superinformação. Inteligência Empresarial, Rio de Janeiro, n. 7, abr. 2001.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.
ASSMANN, Hugo. Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.
BORGES, Maria Alice Guimarães. A compreensão da sociedade da informação. Ciência da Informação. Brasilia, v. 29, n. 3, p. 25-32, set/dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&id=S0100-19652000000300003>.
Acesso em: 30 mai. 2011.
CLAXTON, Guy. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.
EIZIRIK, Marisa F. É preciso inventar a inclusão. In: PELLANDA, Nize. M. C. et al. Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
FERREIRA, Anderson J. Inclusão Digital de Idosos: desenvolvendo potencialidades. In: FERREIRA, Anderson J. et al. (Orgs.). Inclusão digital de idosos: a descoberta de um
novo mundo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 39-48.
FONTOURA, Camila. F.; STOBÄUS, Claus. D.; MOSQUERA, Juan J. M. O docente como modelo de relações afetivas motivadoras para aprendizagens positivas. La Salle. Canoas, v. 16, n. 1, p. 73-88, 2011.
GOULART, Denise. Aprendizagem sem erro em idosos nas oficinas de inclusão digital. 2011. 101fl. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2011.
KACHAR, Vitória. Terceira Idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo: Cortez, 2003.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2003.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
MOSQUERA, Juan J. M. Análise crítica da educação de adultos através de características psicossociais do seu desenvolvimento. Educação, Porto Alegre, ano 8, n. 9, p. 17-32, 1985.
MOSQUERA, Juan J. M. Adulto, desenvolvimento físico e educação. Veritas, Porto Alegre, v. 31, n. 123, p. 357- 363, 1986.
MOSQUERA, Juan J. M. Pessoa Idosa; problema ou esperança? Veritas, Porto Alegre, v. 38, n. 149, p. 113- 131, 1993.
MOSQUERA, Juan J. M. A Educação no Terceiro Milênio. Educação. Porto Alegre, ano 8, p. 43-58, 2003.
MOSQUERA, Juan J. M.; STOBÄUS, Claus D. O envelhecimento saudável: Educação, Saúde e Psicologia Positiva. II Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde, Anais... São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de São Paulo, p. 1-11, 2011.
MOSQUERA, Juan J. M., FERREIRA, Anderson J.; STOBÄUS, Claus D. Oficinas de inclusão digital para idosos: aprendizado de novos conceitos de envelhecimento. Conferência IAD IS Ibero-americana www/Internet 2009, Madrid - Alcalá de Henares. p. 373-377, 2009.
MOSQUERA, Juan J. M.; STOBÄUS, Claus D.; LINDÔSO, Zayana.; TAMANINI, Sionara. Perspectiva Life-span na Psicologia do Envelhecimento: um olhar diferenciado sobre
perdas na velhice. In: SCHWANKE, Carla H. A.; GOMES, Irênio; LINDÔSO, Zayana. C. L.; DE CARLI, Geraldo A. Atualizações em Geriatria e Gerontologia IV: o processo saúdedoença
no envelhecimento. Porto Alegre: Edipucrs, 2011, v. 1, p. 1-15.
OSÓRIO, Agustin R. Educação Permanente e Educação de Adultos. Porto: Piaget, 2003.
PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally W. Desenvolvimento Humano. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PEIXOTO, Clarice E.; CLAVAIROLLE, Françoise. Envelhecimento, políticas sociais e novas tecnologias. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
STOBÄUS, Claus D.; MOSQUERA, Juan J. M. A. neuropsicopedagogia e seus aportes para o auto-conhecimento e o trabalho. II Congresso Brasileiro de Psicologia da Saúde.
Anais... Uberlândia-MG, Universidade Federal de Uberlândia, 2010. p. 1- 15.
STOBÄUS, Claus D.; GIRAFFA, Lucia M. M. Análise crítica da utilização do computador na escola. Educação, Porto Alegre, ano 17, n. 26, p.143-151, 1994.
VANZO, Elvizio T. Você@digital: esteja pronto para a revolução da informação. São Paulo: Editora Infinito, 2000.
VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
XIBERRAS, Martine. As teorias da exclusão: para uma construção do imaginário do desvio. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.