REPARAÇÃO AMBIENTAL: A DESTINAÇÃO DOS RECURSOS PROVENIENTES DE CONDENAÇÕES PECUNIÁRIAS COMO FORMA DE RESSARCIMENTO DE UM DANO AMBIENTAL

Autores

  • Ricardo de Aragão Nogare Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Vitória Zago Camerini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Pâmela de Souza Olicheski Lopes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Fundo de Defesa de Direitos Difusos, responsabilidade civil, direito ambiental, reparação de danos, reparação ambiental

Resumo

O presente artigo analisa a efetividade da aplicação das indenizações pecuniárias destinadas ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) como forma de reparação de danos ao meio ambiente nas ações coletivas. Objetiva-se demonstrar a destinação, e consequente aplicação, dos valores provenientes destas condenações à luz da teoria da reparação integral do dano. A controvérsia em torno do assunto deriva do fato de que o Fundo não se destina só a reparação de danos causados ao meio ambiente, mas, também, a todos aqueles decorrentes da violação de direitos difusos e coletivos. O estudo também aborda o contingenciamento de recursos pelo qual vem passando o FDD, o que faz com que atualmente ele tenha uma existência meramente simbólica. Cabe esclarecer que o mesmo é um instrumento legal destinado à reparação integral do dano quando inviável ou insuficiente a condenação do réu em obrigações de fazer, não fazer ou dar coisa.  Para tanto, este estudo foi produzido por meio da análise de relatórios disponibilizados pelo Ministério da Justiça, casos de ocorrência de danos e suas consequentes sanções, bem como consulta à entendimento doutrinário e jurisprudencial. Por fim, procurar-se-á estimular a reflexão sobre o problema e extrair algumas conclusões sobre a efetividade do FDD como instrumento de concretização do “direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado” enunciado na Constituição de 1988.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Aragão Nogare, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e integrante do grupo de pesquisa de responsabilidade civil.

Vitória Zago Camerini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Pâmela de Souza Olicheski Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2020-10-25

Como Citar

NOGARE, R. de A.; CAMERINI, V. Z.; LOPES, P. de S. O. REPARAÇÃO AMBIENTAL: A DESTINAÇÃO DOS RECURSOS PROVENIENTES DE CONDENAÇÕES PECUNIÁRIAS COMO FORMA DE RESSARCIMENTO DE UM DANO AMBIENTAL. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/95679. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos