A Diretiva do Retorno no Contexto das Políticas Migratórias Contemporâneas

Autores

  • Ana Paula da Cunha

Palavras-chave:

Movimentos migratórios, Políticas migratórias contemporâneas, Diretiva do Retorno

Resumo

O presente artigo apresenta como escopo a análise do fenômeno de restrição à imigração, no início do século XXI. Para tanto, intenta-se, preliminarmente, uma breve retrospectiva histórica dos movimentos migratórios, e das correspondentes políticas concernentes ao tema adotadas pelos Estados envolvidos, além da apuração de alguns fatores que podem explicar a adoção de políticas migratórias restritivas. Ademais, o trabalho pretende realizar um breve estudo da denominada Diretiva do Retorno, documento legislativo no âmbito da União Européia, que sinaliza a acentuação do fenômeno de restrição severa à imigração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Cunha

Bacharelado em Relações Internacionais – 2006/2009 – Unicuritiba. Bacharelado em Direito – 2006/2010 – UFPR. Monitoria de Direito Internacional Público - 2009. Curso de Verão sobre Refugiados – 2008 – Instituto Internacional de Direitos Humanos (Strasbourg, França). Membro do Núcleo de Direito Internacional da UFPR – 2008 – Pesquisa na área de Migrações Forçadas.

Publicado

2016-05-14

Como Citar

DA CUNHA, A. P. A Diretiva do Retorno no Contexto das Políticas Migratórias Contemporâneas. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/64734. Acesso em: 19 abr. 2024.