Racionalidade no Processo de Extradição: equilíbrio entre a necessidade de cooperação internacional e a proteção dos direitos fundamentais do extraditando

Autores

  • Pedro da Silva Moreira

Palavras-chave:

Extradição, Cooperação, Direitos Fundamentais, Racionalidade

Resumo

A ideia central deste trabalho é analisar a posição do mecanismo da extradição diante do processo de internacionalização das liberdades fundamentais, de maneira que seja possível conectar a cooperação internacional em matéria penal ao respeito às garantias mínimas do extraditando. Na primeira parte, será estudada a doutrina da violação indireta dos direitos fundamentais, com enfoque na evolução jurisprudencial da Corte Européia de Direitos Humanos e do Tribunal Constitucional espanhol. Na segunda parte, tentar-se-á expor os problemas de considerar a extradição como mero ato político, sem critérios de racionalidade e de previsibilidade, dependente da soberania do governante. O propósito é verificar a subsistência da doutrina e da jurisprudência que, no direito brasileiro, sustentam uma relativa discricionariedade do Presidente da República no ato de entrega do imputado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro da Silva Moreira

Estudante de graduação, no 8º semestre da Faculdade de Direito da UFRGS.

Publicado

2009-11-01

Como Citar

MOREIRA, P. da S. Racionalidade no Processo de Extradição: equilíbrio entre a necessidade de cooperação internacional e a proteção dos direitos fundamentais do extraditando. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 1, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/64160. Acesso em: 16 abr. 2024.