Direito Romano in Streaming: análise de reflexões discentes
Palavras-chave:
Direito Romano, Direito e Cinema, Streaming, Análise discente.Resumo
Entre os temas de pesquisa mais relevantes atualmente, constam as inovações no ensino. No caso do ensino de Direito, a linguagem visual de filmes e séries oferece expressivo auxílio, pois eles abordam temas jurídicos e permitem explorações dos assuntos com detalhes. Este trabalho teve como objetivo explorar a abrangência e profundidade do aprendizado dos estudantes provocados por uma proposta de atividade didática denominada Direito Romano in Streaming. A pesquisa teve natureza exploratória e descritiva, utilizando a coleta documental de cada relatório de aluno, e a análise qualitativa dos dados. Foi possível identificar institutos do Direito das Pessoas relativos a status libertatis, status civitatis, status familiae e sucessões. As principais contribuições deste trabalho são suas aplicações didáticas: apresenta uma aplicação de atividade que privilegia o protagonismo dos estudantes; oferece uma noção do alcance a que seus insights e reflexões podem chegar; e proporciona ao professor ferramentas novas de exemplificação dos institutos do Direito Romano. Acredita-se que a análise de cenas de filmes e séries em busca de regras jurídicas pode ser uma via de ampliação da eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que esta pesquisa ofereça uma perspectiva a mais para a área de estudo e desenvolvimento do ensino do Direito Romano.Downloads
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Publicado
2020-10-25
Como Citar
MALANOVICZ, A. V. Direito Romano in Streaming: análise de reflexões discentes. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/104078. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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