Direito Romano in Streaming: análise de reflexões discentes

Aline Vieira Malanovicz

Resumo


Entre os temas de pesquisa mais relevantes atualmente, constam as inovações no ensino. No caso do ensino de Direito, a linguagem visual de filmes e séries oferece expressivo auxílio, pois eles abordam temas jurídicos e permitem explorações dos assuntos com detalhes. Este trabalho teve como objetivo explorar a abrangência e profundidade do aprendizado dos estudantes provocados por uma proposta de atividade didática denominada Direito Romano in Streaming. A pesquisa teve natureza exploratória e descritiva, utilizando a coleta documental de cada relatório de aluno, e a análise qualitativa dos dados. Foi possível identificar institutos do Direito das Pessoas relativos a status libertatis, status civitatis, status familiae e sucessões. As principais contribuições deste trabalho são suas aplicações didáticas: apresenta uma aplicação de atividade que privilegia o protagonismo dos estudantes; oferece uma noção do alcance a que seus insights e reflexões podem chegar; e proporciona ao professor ferramentas novas de exemplificação dos institutos do Direito Romano. Acredita-se que a análise de cenas de filmes e séries em busca de regras jurídicas pode ser uma via de ampliação da eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que esta pesquisa ofereça uma perspectiva a mais para a área de estudo e desenvolvimento do ensino do Direito Romano.

Palavras-chave


Direito Romano; Direito e Cinema; Streaming; Análise discente.

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