Planeta ROODA 2.0: um olhar no desenvolvimento tecnológico do ambiente virtual social de aprendizagem
Resumo
A socialização da internet está gerando uma facilidade de acesso às
informações e uma maior interação entre as pessoas, antes impossibilitada por limites
culturais ou geográficos. A educação, por sua vez, precisa acompanhar essas
modificações da sociedade, evitando tornar-se desatualizada. Desse modo, este artigo
aborda a reestruturação técnica do ambiente virtual de aprendizagem Planeta Rooda,
tendo como base a Web 2.0. O Planeta ROODA 2.0 visa unir a tecnologia da Web com a
interação social e a autonomia do usuário para, mais que a simples comunicação de um
conceito, possibilitar que o aluno construa e valorize a sua trajetória de aprendizagem.
informações e uma maior interação entre as pessoas, antes impossibilitada por limites
culturais ou geográficos. A educação, por sua vez, precisa acompanhar essas
modificações da sociedade, evitando tornar-se desatualizada. Desse modo, este artigo
aborda a reestruturação técnica do ambiente virtual de aprendizagem Planeta Rooda,
tendo como base a Web 2.0. O Planeta ROODA 2.0 visa unir a tecnologia da Web com a
interação social e a autonomia do usuário para, mais que a simples comunicação de um
conceito, possibilitar que o aluno construa e valorize a sua trajetória de aprendizagem.
Palavras-chave
Ambiente virtual de aprendizagem, Web 2.0, educação a distância, relação homem-máquina, aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13563
RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação ISSN 1679-1916
A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.
Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060
Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br