O uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de gestão do conhecimento numa escola indígena

Autores

  • Angela Paula Drawanz Götzke IFSC
  • Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha IFSC
  • Simone Meister Sommer Bilessimo UFSC
  • Juarez Bento da Silva UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99552

Palavras-chave:

Conhecimento tradicional indígena, Tecnologias da Informação e Comunicação, Cultura Guarani, Educação indígena.

Resumo

O conhecimento tradicional indígena historicamente é transmitido de forma oral entre seus pares. Muitos indígenas ainda resistem e lutam pela valorização da sabedoria tradicional e ao mesmo tempo desejam apropriar-se das novas tecnologias para documentar o conhecimento que vem se perdendo ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi caracterizar o processo de conversão do conhecimento realizado em um projeto de extensão a fim de obter o registro da história e cultura guarani na Escola Indígena Nhu Porã, de Torres-RS, a partir do modelo SECI. Para tal empregou-se a pesquisa-ação e uma revisão da literatura com busca exploratória. O trabalho mostrou de forma clara a presença das quatro etapas da conversão do conhecimento no contexto analisado, além da importância do uso e apropriação de ferramentas educacionais e tecnológicas que permitam o registro do conhecimento tradicional indígena da tribo Nhu Porã.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

PAULA DRAWANZ GÖTZKE, A.; JOSIWANA STEFFENS DA ROCHA, J.; MEISTER SOMMER BILESSIMO, S.; BENTO DA SILVA, J. O uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de gestão do conhecimento numa escola indígena. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 626–635, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99552. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99552. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas