AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO

Autores

  • Yure Vieira Sampaio Albuquerque IFCE
  • Antônio José Melo Leite Junior IUVI/UFC
  • Gabriel Antoine Louis Paillard IUVI/UFC
  • Henrique Sérgio Lima Pequeno IUVI/UFC
  • Natal Anacleto Chicca Junior IUVI/UFC
  • Clemilson Costa dos Santos IUVI/UFC
  • Auzuir Ripardo de Alexandria IFCE
  • George Allan Menezes Gomes IUVI/UFC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99545

Palavras-chave:

Lousa digital, luz infravermelha, avaliação de uso.

Resumo

As lousas digitais têm se tornado um importante recurso didático onde o usuário é capaz de escrever, manipular objetos interativos e realizar apresentações com simulações ou vídeos. No entanto, os custos envolvidos com aquisição, configuração, uso e manutenção geralmente restringem o acesso a tal tipo de solução educacional. O presente trabalho propõe um modelo de lousa digital de baixo custo, baseado no emprego de captura de luz infravermelha. Para a análise de possíveis falhas e da eficiência da solução proposta em relação à manipulação de conteúdos digitais, foram realizados testes envolvendo a participação de vinte voluntários com perfis específicos, sendo dezessete estudantes e três docentes. Após avaliações de caráter quantitativo e qualitativo, os bons resultados obtidos apontaram que o sistema apresenta uma baixa taxa de falhas e uso adequado, indicando ainda possíveis desdobramentos futuros e, com seu posterior amadurecimento, viabilizando uma maior democratização do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

VIEIRA SAMPAIO ALBUQUERQUE, Y.; JOSÉ MELO LEITE JUNIOR, A.; ANTOINE LOUIS PAILLARD, G.; SÉRGIO LIMA PEQUENO, H.; ANACLETO CHICCA JUNIOR, N.; COSTA DOS SANTOS, C.; RIPARDO DE ALEXANDRIA, A.; ALLAN MENEZES GOMES, G. AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 597–606, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99545. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99545. Acesso em: 23 maio. 2022.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas