AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO

Yure Vieira Sampaio Albuquerque, Antônio José Melo Leite Junior, Gabriel Antoine Louis Paillard, Henrique Sérgio Lima Pequeno, Natal Anacleto Chicca Junior, Clemilson Costa dos Santos, Auzuir Ripardo de Alexandria, George Allan Menezes Gomes

Resumo


As lousas digitais têm se tornado um importante recurso didático onde o usuário é capaz de escrever, manipular objetos interativos e realizar apresentações com simulações ou vídeos. No entanto, os custos envolvidos com aquisição, configuração, uso e manutenção geralmente restringem o acesso a tal tipo de solução educacional. O presente trabalho propõe um modelo de lousa digital de baixo custo, baseado no emprego de captura de luz infravermelha. Para a análise de possíveis falhas e da eficiência da solução proposta em relação à manipulação de conteúdos digitais, foram realizados testes envolvendo a participação de vinte voluntários com perfis específicos, sendo dezessete estudantes e três docentes. Após avaliações de caráter quantitativo e qualitativo, os bons resultados obtidos apontaram que o sistema apresenta uma baixa taxa de falhas e uso adequado, indicando ainda possíveis desdobramentos futuros e, com seu posterior amadurecimento, viabilizando uma maior democratização do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Lousa digital, luz infravermelha, avaliação de uso.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99545

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