AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO

Autores

  • Yure Vieira Sampaio Albuquerque IFCE
  • Antônio José Melo Leite Junior IUVI/UFC
  • Gabriel Antoine Louis Paillard IUVI/UFC
  • Henrique Sérgio Lima Pequeno IUVI/UFC
  • Natal Anacleto Chicca Junior IUVI/UFC
  • Clemilson Costa dos Santos IUVI/UFC
  • Auzuir Ripardo de Alexandria IFCE
  • George Allan Menezes Gomes IUVI/UFC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99545

Palavras-chave:

Lousa digital, luz infravermelha, avaliação de uso.

Resumo

As lousas digitais têm se tornado um importante recurso didático onde o usuário é capaz de escrever, manipular objetos interativos e realizar apresentações com simulações ou vídeos. No entanto, os custos envolvidos com aquisição, configuração, uso e manutenção geralmente restringem o acesso a tal tipo de solução educacional. O presente trabalho propõe um modelo de lousa digital de baixo custo, baseado no emprego de captura de luz infravermelha. Para a análise de possíveis falhas e da eficiência da solução proposta em relação à manipulação de conteúdos digitais, foram realizados testes envolvendo a participação de vinte voluntários com perfis específicos, sendo dezessete estudantes e três docentes. Após avaliações de caráter quantitativo e qualitativo, os bons resultados obtidos apontaram que o sistema apresenta uma baixa taxa de falhas e uso adequado, indicando ainda possíveis desdobramentos futuros e, com seu posterior amadurecimento, viabilizando uma maior democratização do processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

VIEIRA SAMPAIO ALBUQUERQUE, Y.; JOSÉ MELO LEITE JUNIOR, A.; ANTOINE LOUIS PAILLARD, G.; SÉRGIO LIMA PEQUENO, H.; ANACLETO CHICCA JUNIOR, N.; COSTA DOS SANTOS, C.; RIPARDO DE ALEXANDRIA, A.; ALLAN MENEZES GOMES, G. AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 597–606, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99545. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99545. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas