AVALIAÇÃO DO USO DE UMA PROPOSTA DE LOUSA DIGITAL DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99545Palavras-chave:
Lousa digital, luz infravermelha, avaliação de uso.Resumo
As lousas digitais têm se tornado um importante recurso didático onde o usuário é capaz de escrever, manipular objetos interativos e realizar apresentações com simulações ou vídeos. No entanto, os custos envolvidos com aquisição, configuração, uso e manutenção geralmente restringem o acesso a tal tipo de solução educacional. O presente trabalho propõe um modelo de lousa digital de baixo custo, baseado no emprego de captura de luz infravermelha. Para a análise de possíveis falhas e da eficiência da solução proposta em relação à manipulação de conteúdos digitais, foram realizados testes envolvendo a participação de vinte voluntários com perfis específicos, sendo dezessete estudantes e três docentes. Após avaliações de caráter quantitativo e qualitativo, os bons resultados obtidos apontaram que o sistema apresenta uma baixa taxa de falhas e uso adequado, indicando ainda possíveis desdobramentos futuros e, com seu posterior amadurecimento, viabilizando uma maior democratização do processo de ensino-aprendizagem.
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