A FLUÊNCIA TECNOLÓGICO-PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DE UM CURSO ONLINE SOBRE REA

Maríndia Mattos Morisso, Tairone Girardon de Vargas, Elena Maria Mallmann

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da adaptação e da produção de REA para a melhoria da fluência tecnológico-pedagógica de professores de Educação Física atuantes na educação básica do Rio Grande do Sul, participantes de um curso de formação continuada no Moodle. Os dados interpretados são resultados de dois ciclos de pesquisa-ação, ou seja, duas edições do curso (2018-2019). Cada ciclo ocorreu em quatro etapas: Planejamento – Ação– Observação – Reflexão. A análise da fluência tecnológico-pedagógica dos professores de Educação Física nas atividades do curso mostrou que apesar das dificuldades, as práticas de remix, adaptação ou produção de novos recursos ajudaram a melhorar a fluência e também colaboraram com a produção de materiais didáticos para o componente curricular.


Palavras-chave


REA, fluência tecnológico-pedagógica, educação física, educação básica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99543

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br