Formação de professores de matemática que preparam estudantes para a OBMEP: uma experiência com tecnologias digitais

Autores

  • Morgana Aline Reinheimer PPGEMAT (UFRGS)
  • Rodrigo Sychocki da Silva PPGEMAT (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99541

Palavras-chave:

Colaboração, Comunidades Virtuais, Cooperação, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo, resultado da produção de dados para uma pesquisa de
Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática, tem como objetivo compartilhar as reflexões provenientes a partir de um curso ofertado na modalidade à distância. Os participantes do curso, os quais totalizam nove sujeitos, foram professores com formação inicial concluída e que atuam na educação básica. Ao longo do curso, que ocorreu durante dois meses, fez-se uso do aplicativo WhatsApp e da plataforma virtual Coursify.me, onde foram realizadas discussões sobre problemas e atividades de matemática, as quais constituíram o escopo para análise a partir dos referenciais teóricos estudados, entre eles as ideias de Jean Piaget sobre colaboração e cooperação. As análises estão subsidiadas por um olhar qualitativo, o qual permitiu observar a partir das interações entre os participantes, a construção de soluções criativas e encaminhamentos para as situações matemáticas apresentadas. Ao fim da pesquisa pode-se concluir que o trabalho coletivo, evidenciado a partir de ações em conjunto pelos sujeitos participantes, oportunizou além das discussões matemáticas, que os sujeitos refletissem sobre as possibilidades de ações a serem realizadas nas aulas de matemática da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

ALINE REINHEIMER, M.; SYCHOCKI DA SILVA, R. Formação de professores de matemática que preparam estudantes para a OBMEP: uma experiência com tecnologias digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 557–566, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99541. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99541. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas