Tecnologias digitais e formação de professores: Percepções e Relatos de Experiências de Alunos de um Curso de Especialização em Informática na Educação

Ana Gardenia Lima Martins Mendes, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


Este estudo apresenta a inclusão de recursos e metodologias possibilitadas pelas tecnologias digitais por meio das práticas dos alunos de um curso de formação continuada, além disto, utilizou-se das suas próprias percepções sobre o curso ofertado na modalidade a distância. Trata-se de um estudo de caso exploratório - descritivo qualiquantitativo, realizado com 70 alunos do curso de Especialização em Informática na Educação do Instituto Federal do Maranhão. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários elaborados no Google Forms, e os resultados demonstram que o curso apresenta-se como um importante meio para auxiliar seus alunos, enquanto professores, a integrar as tecnologias digitais em suas salas de aula. E, por ser na modalidade a distância, colabora com ferramentas e metodologias ao inserir seus próprios alunos na educação virtual.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Relatos de Experiências.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.99539

Direitos autorais 2020 RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br